Sem dúvidas, se temos um emprego em alta na maior cidade do Brasil, estamos falando de uma economia efervescente. Foi justamente essa a afirmação do governador Tarcísio de Freitas, ao relatar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo. A cidade, principal polo de negócios do país, apresentou um avanço significativo de quase 1% no PIB estadual em 2023 ao comparar com os primeiros nove meses do ano anterior.
Estamos falando de um ritmo acelerado de crescimento, provando que o estado é uma potência econômica a nível nacional e, inclusive, internacional. Confirmado pela análise dos últimos 12 meses, que, em comparação com o mesmo período anterior, rendeu ao estado de São Paulo um incremento no PIB de 1,6%. Enquanto isso, as últimas projeções da Fundação Seade para o mesmo índice, em 2023, apresentam números animadores com uma mínima de 2,0% e máxima de 2,8%, uma média sólida de 2,5%.
O que tem permitido o crescimento do PIB em São Paulo?

A resposta parece clara na visão do governador Freitas. Pontuou que iniciativas do governo como facilitador para empreendedores têm sido a chave para o desenvolvimento. “Nosso governo trabalha para facilitar a vida de quem quer empreender e investir em São Paulo. O poder público pode e deve ser indutor dos investimentos privados, usando as alavancas que garantem mais desenvolvimento para toda a população”.
Como estes avanços impactam a população paulista?
Não é apenas o PIB que é influenciado positivamente com essas medidas. Com a economia aquecida, há um crescimento natural do emprego, da renda e do consumo, elementos essenciais para uma qualidade de vida adequada para a população. Estes avanços impactam diretamente na redução das desigualdades, no estímulo à educação e formação profissional, e na promoção da saúde e segurança, repercutindo diretamente na vida de cada cidadão paulista.
Assim, a economia de São Paulo apresenta um cenário bastante positivo para os próximos anos. Medidas voltadas para o empreendedorismo e a atração de investimentos privados resultam em avanços expressivos para o estado. Com certeza, um bom exemplo que tem surtido efeito e que pode ser considerado por outras regiões do Brasil.