Seja um bom planejador das finanças é um diferencial em um mundo onde tudo gira em torno do dinheiro. E se você teve a alegria de receber o seu 13º salário, a sensação de ter uma grana extra na conta pode te deixar empolgado. No entanto, é imprescindível manter o foco no planejamento financeiro para evitar gastar de maneira impensada e prejudicial.
Utilizar o 13º salário de forma consciente pode ser o início de uma grande mudança financeira na sua vida ou a salvação para colocar as contas em dia. Para te orientar nessa missão, o consultor financeiro André Charone dá algumas dicas essenciais de como otimizar o uso desse dinheiro extra. Vamos lá!
Como utilizar meu 13º salário de forma inteligente?

A primeira dica é dedicar uma parte desse dinheiro para eliminar as dívidas, especialmente aquelas com juros mais altos. Livrar-se das dívidas proporciona uma sensação de leveza, como se um grande peso fosse retirado dos seus ombros. Então, se organize e liste suas dívidas por níveis de prioridade para começar a pagá-las.
E se não houver um 14º salário?
Vamos colocar os pés no chão e lembrar que, apesar do alívio momentâneo que o 13º pode proporcionar, ele não se repete no mês seguinte. Ou seja, não há um 14º salário. Com isso em mente, planeje reservar uma parte dele para as despesas de início do ano, como IPTU, IPVA e matrícula escolar. Isso pode te livrar de muitos apertos e estresses no começo do próximo ano.
E se no seu caso, não existem dívidas para pagar, o 13º salário pode ser um excelente início para pensar no seu futuro. Investir parte desse dinheiro em alguma modalidade financeira é uma maneira de começar a construir um patrimônio. Existem muitas opções de investimentos para quem decide se arriscar nesse mundo, com opções mais seguras e outras mais ousadas. O importante é dar o primeiro passo.
Posso usar o 13º salário para comprar presentes?
A resposta é sim, porém, é necessário ter cautela e não se empolgar demais. Na hora de preparar a lista de presentes, lembre-se: o gesto vale mais que o valor do presente. Evite se perder em lojas procurando o presente perfeito, pense em algo personalizado e cheio de carinho. Use a criatividade e crie presentes significativos e únicos. Além de economizar, você estará dando um presente com um toque pessoal e cheio de significado.