Está agendado para realizar o exame presencial para a concessão da prestação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Então, atenção! Houve alterações no cronograma. Desde 20 de novembro, o INSS está antecipando as perícias médicas para 9 mil indivíduos que estavam na fila de espera há mais de 100 dias.
Esta mudança, porém, se depara com certos obstáculos uma vez que as faltas aos agendamentos tem sido frequentes. Os cidadãos com atendimento antecipado estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS, da Central 135, através do e-mail, SMS ou pelo “torpedo” do INSS.
Entenda como averiguar se seu atendimento foi antecipado

Para conferir se seu agendamento foi adiantado, basta acessar o Meu INSS ou ligar para a Central 135 de segunda a sábado das 7h às 22h. Importante frisar que, no dia do atendimento, se faz necessário que leve consigo documentos pertinentes, como atestados, exames e receitas, além de uma identificação com foto.
O que pode resultar do não comparecimento?
Vale salientar que a ausência pode gerar a desistência ou indeferimento do pedido. Quanto ao resultado da perícia, o cidadão poderá conferir online após 21 horas do dia do atendimento. Caso haja atrasos, deve-se entrar em contato com a Central 135.
Passo a passo para consultar seu agendamento
- Acesse o Meu INSS
- Selecione “Consultar Pedidos”
- Posteriormente, clique em “Detalhar”
De acordo com dados atuais, mais de 409 mil indivíduos ainda aguardam na fila do BPC, sendo que mais de 256 mil aguardam há mais de 45 dias. Essas antecipações de perícias compõem parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).
Para obter o BPC, é necessário ser pessoa com deficiência, possuir renda familiar de até ¼ do salário-mínimo per capita (R$ 330), e não ter contribuído para o INSS. Além disso, o benefício não concede direito ao 13º salário e não é revertido em pensão por morte.
Por fim, atente-se para manter atualizados seus dados de contato, para que o INSS possa comunicar-se de maneira eficaz. Em caso de alterações, estas podem ser atualizadas pelo telefone 135 ou no site Meu INSS.















