Em resposta às inúmeras perguntas sobre o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para aqueles que trabalharam durante o ano de 2022, vamos esclarecer como o pagamento se dará. A notícia animadora é que, de fato, haverá pagamento em 2024, referente ao ano-base 2022.
Em decorrência da pandemia de Covid-19, o pagamento do PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 sofreu um atraso em 2021. Os recursos destinados à essa finalidade foram realocados pelo governo federal para o enfrentamento do vírus, alterando todo o calendário previsto.
Como está o calendário do pagamento do abono PIS?

Com essa realocação de recursos, foi necessário realizar ajustes no cronograma de pagamentos. Desta forma, o abono salarial referente ao ano-base 2020 acabou sendo pago somente em 2022. Além disso, o PIS/Pasep do ano-base 2021, que deveria ter sido pago em 2022, começou a ser distribuído apenas em fevereiro de 2023.
Diante dessas modificações, é possível prever que o pagamento do abono salarial para quem trabalhou em 2022 ocorrerá somente em 2024. No entanto, é importante ressaltar de que essa situação ainda pode sofrer alterações. Até o presente momento, o Governo Federal não divulgou nenhuma informação sobre a regularização do calendário do PIS/Pasep.
Quem são os responsáveis pelo pagamento do abono salarial PIS?
O PIS será pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada, ao passo que o Pasep será pago pelo Banco do Brasil aos servidores públicos. Mantenha-se atento a possíveis atualizações e informações oficiais sobre o cronograma de pagamentos.
O valor do PIS/Pasep é determinado com base no salário mínimo vigente no ano em que ocorre o pagamento. Portanto, o valor a ser pago no PIS 2024 só será conhecido após a divulgação do valor do salário mínimo para o próximo ano.
Qual o procedimento para consultar e sacar o PIS/PASEP 2023?
Os trabalhadores podem verificar se têm direito ao saque através do site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital. Caso optem por sacar o benefício, os que possuem o Cartão do Cidadão podem utilizá-lo nas lotéricas ou nos caixas eletrônicos da Caixa. Caso prefiram, também podem dirigir-se a uma agência física da instituição financeira, levando um documento oficial com foto. Vale lembrar que quem tem conta corrente ou poupança na Caixa pode receber o valor diretamente por meio do Internet Banking da Caixa.
Para o Pasep, o pagamento pode ser feito na conta corrente ou poupança dos clientes do Banco do Brasil. Caso o trabalhador prefira receber o valor em outra instituição financeira, pode realizar a transferência pelo site “bb.com.br/pasep” ou por um caixa eletrônico do BB.