• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
quarta-feira, outubro 1, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Black Friday 2023: Qual o motivo da frustração e queda nas vendas?

Por BMCNEWS
28 de novembro de 2023
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Black Friday 2023: Qual o motivo da frustraГѓВ§ГѓВЈo e queda nas vendas?

Black Friday 2023: Qual o motivo da frustração e queda nas vendas?

EnviarEnviarCompartilhar

O setor de e-commerce no Brasil vivenciou uma expressiva retração em 2023. Na Black Friday, um dos momentos mais aguardados do ano pelos comerciantes on-line, o resultado apresentou forte decréscimo. Nos quatro dias que formam o período, que vai da meia-noite de quinta-feira (23) até às 23h59 de domingo (26), foram contabilizados apenas 8,2 milhões de pedidos. Uma queda de 16,3% se comparado ao mesmo intervalo de 2022.

Os números, levantados pela plataforma Hora a Hora – Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale, indicam que, mesmo com o aumento de 2,1% do ticket médio em relação ao ano anterior, o saldo total arrecadado pelo comércio eletrônico foi de R$ 5,2 bilhões – 14,6% menor que 2022.

Motivos da queda nas vendas na Black Friday 2023

Amazon e esquenta da Black Friday com até 50% de desconto

De acordo com Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, essa retração pode ser justificada por vários fatores. Primeiro, houve a diminuição da demanda no comércio eletrônico após o fim da pandemia em 2023, o que impactou a quantidade dos pedidos de compra. Além disso, houve uma espécie de dispersão das vendas ao longo do mês de novembro, evitando que fiquem concentradas apenas na Black Friday.

O que aconteceu com a previsão de vendas para a Black Friday?

O resultado não alcançou as expectativas da própria Neotrust para a Black Friday. A previsão era de que, no período entre quinta e domingo da semana da Black Friday, haveria um crescimento de 12% no faturamento, chegando a R$ 7,99 bilhões. As suposições não se confirmaram, e o resultado frustrou o setor. Dados preliminares da NielsenIQ Ebit sobre as vendas da Black Friday indicam um cenário geral de encolhimento no e-commerce.

Notícias Em Alta

Quer um carro para a cidade? Veja 4 opções compactas e econômicas

Quer um carro para a cidade? Veja 4 opções compactas e econômicas

1 de outubro de 2025
O que é patrimônio líquido pessoal e como medir em uma semana

O que é patrimônio líquido pessoal e como medir em uma semana

1 de outubro de 2025

O evento antecipado, denominado “Esquenta Black Friday”, realizado semanas antes da data principal, já apresentava sinais de um cenário menos aquecido. Segundo a Neotrust, o faturamento do e-commerce nos primeiros 15 dias de novembro também caiu 6,7% em relação a 2022, totalizando R$ 6,92 bilhões.

Alteração no comportamento do consumidor impede reação nas vendas?

Há uma mudança de comportamento do consumidor sendo apontada como responsável pela acentuada queda nas vendas: a distribuição dos gastos durante o mês. Dessa forma, as compras não ficam restritas ao período oficial da Black Friday, impactando diretamente nas vendas da data. Se o consumidor antes concentrava suas compras no último final de semana de novembro, essa prática já não é mais tão comum. Dados coletados pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) confirmam essa tendência. No período observado, entre 1º e 23 de novembro deste ano, as vendas no e-commerce cresceram 9,4%, embora as vendas do varejo físico tenham caído 0,6%.

Por fim, é relevante mencionar que a Black Friday 2023 foi a edição com maior volume de reclamações desde a sua estreia no Brasil, segundo o Reclame Aqui. Ao todo, 12.141 queixas foram registradas, um aumento de 30% em relação a 2022.

Tags: black friday
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Carros

Quer um carro para a cidade? Veja 4 opções compactas e econômicas

1 de outubro de 2025
Análises

“Autenticidade é insubstituível”: lições de Roger Fisk sobre comunicação e liderança

1 de outubro de 2025
finanças

O que é patrimônio líquido pessoal e como medir em uma semana

1 de outubro de 2025
Direitos e Benefícios

Documentos oficiais revelam que INSS ignorou alertas sobre descontos indevidos!

1 de outubro de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS