Em meio a grande movimentação da Black Friday no dia 24 de Novembro de 2023, um destaque merece especial atenção. O uso do Pix, sistema de pagamento instantâneo, teve um crescimento surpreendente de 188% em relação ao mesmo período em 2022, segundo dados da Rede, uma das credenciadoras de Itaú. Este número corresponde às compras processadas pela empresa entre 0h e 14h na sexta-feira. A contabilização levou em conta transações feitas tanto no e-commerce como presencialmente nas “maquininhas” da Rede.
Como o Pix está transformando as relações de consumo?

Segundo Angelo Russomanno, diretor da Rede, o Pix “já revolucionou a forma como os brasileiros lidam com suas transações financeiras, mas ainda tem bastante espaço e potencial nas relações de consumo”. A Rede comemora os avanços que têm sido feitos para facilitar a experiência de empresas e clientes, o que culminou no aumento significativo do uso do Pix na Black Friday de 2023. No entanto, no contexto geral do comércio, a Rede registrou um aumento de 28,5% em todas as transações entre 0h e 8h em comparação a 2022 e um crescimento de 38% para as transações apenas do e-commerce.
Cenário do comércio na Black Friday
Os dados apontam para uma desaceleração na parte final da manhã e início da tarde, com números mais discretos. Considerando o consolidado entre 0h e 14h, houve uma alta de 15,3% nas vendas processadas. As transações físicas registraram aumento de 16,22%, enquanto que o e-commerce teve avanço de 12,7%. É importante destacar que a alta nas vendas não foi uniforme. As lojas físicas tiveram um crescimento nas vendas maior do que as online. Vale lembrar que os dados são relativos apenas ao período matutino e começo da tarde, sendo que muitas compras ainda continuariam ao longo dia e noite do Black Friday. Este crescimento da utilização do Pix como meio de pagamento na Black Friday enfatiza a importância deste novo sistema no mercado financeiro brasileiro. Com certeza, nos próximos anos, a tendência é que a funcionalidade se consolide ainda mais e transforme as relações de consumo no país.