A população de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, que sofreu os efeitos devastadores das intensas chuvas entre 4 e 16 de outubro, recebe uma notícia auspiciosa. A Defesa Civil de Itajaí liberou o saque de até R$ 6.2 mil do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para aqueles que tiveram seus cadastros deferidos pelo órgão.
Esse auxílio financeiro surge como uma ajuda significativa para os afetados pela catástrofe, possibilitando que reconstruam suas vidas após o cenário de desolação imposto pelas inundações. O valor pode ser sacado diretamente na Caixa Econômica Federal, mediante aprovação do cadastro pela Defesa Civil.
Quem pode solicitar o saque do FGTS?

É importante esclarecer que não são todos os moradores que podem solicitar o saque do FGTS. Apenas aqueles que tiveram o seu cadastro deferido pela Defesa Civil podem realizar a solicitação. A lista completa das ruas afetadas que tiveram seus cadastros aprovados pode ser encontrada aqui.
Como solicitar o saque do FGTS?
Já o processo de solicitação deve ser feito diretamente através do app FGTS, na seção de saques, na aba “Calamidade Pública”. O aplicativo está disponível para sistemas Android e iOS. Vale ressaltar que para realizar o saque, é preciso ter saldo em conta vinculada do FGTS e não ter realizado um saque pelo motivo de desastres naturais nos últimos 12 meses.
Segundo informações da Defesa Civil, o valor do saque será igual ao saldo existente na conta vinculada no momento da solicitação. No entanto, o valor máximo para saques devido a desastres naturais é de R$ 6,220.00.