
A sexta-feira, 13 de janeiro de 2023, marcou uma de queda dramática para o Ibovespa (IBOV), o principal índice da B3. Com um recuo de 1,11%, o índice fechou o pregão a 115.754,10 pontos. Impactos da escalacao do conflito no Oriente Médio e o aumento dos juros futuros no Brasil foram os principais agentes deste movimento negativo.
Apesar da baixa no dia, a semana encerrou acumulando um aumento de aproximadamente 2,3%. O volume de negociações foi menores, devido ao feriado de Nossa Senhora de Aparecida, o que fez muitos investidores liquidarem suas posições, temendo as consequências do conflito entre Israel e Hamas.
Como a guerra influencia nos mercados?
A crescente tensão militar no Oriente Médio gera temores de interrupções na oferta de petróleo, máxime na área que é a maior produtora mundial. Isso gera insegurança quanto a instabilidade inflacionária e promove elevação dos juros futuros, fatores que afetam diretamente mercados como o brasileiro.
O que são os juros futuros e como eles impactam no Ibovespa?
Os juros futuros são uma taxa de juros esperada entre a data de negociação e a data de vencimento do contrato. André Fernandes, sócio e head e research da A7 Capital, analisou a pressão adicional nos preços de commodities como os combustíveis, que podem ser reajustados para cima, causando impactos na inflação. Fernandes ainda destacou a declaração de um membro do Banco Central, que revelou que a redução da Selic pode sair de -0,50% para -0,25%.
Quais foram os destaques do pregão?
Dos ativos que compõem o Ibovespa, apenas nove fecharam o dia em alta, sendo cinco do setor petrolífero. Nesse sentido, destacaram-se Petrobras (PETR3;PETR4), PRIO3, RRRP3 e RECV3 com ganhos de 3,10%/2,90%, 5,08%, 3,48%, 0,41%, respectivamente. No entanto, o avanço do petróleo causou prejuízo para as aéreas, como Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4), que fecharam o dia com perdas de 5,13% e 0,98%, respectivamente. No setor de varejo, a abertura das taxas de juros no Brasil levou Grupo Casas Bahia (BHIA3) a liderar as perdas, caindo mais de 8,20%, e Magazine Luiza (MGLU3) teve uma queda de 4,18%.