
O Ibovespa fechou no azul nesta quarta-feira (20), com o mercado aumentando seu apetite por risco após anúncio do banco central americano confirmar expectativas por manutenção das taxas de juros nos EUA. Assim, investidores daqui seguiram mais otimistas rumo ao anúncio do Banco Central de cortar a Selic em meio ponto, o que só será confirmado após o fim do pregão. Ações de quase todos os setores no Ibovespa operaram no campo positivo, com destaque aos papéis sensíveis a juros, casos de aéreas e construtoras.
Indicadores
O Monitor do PIB, da Fundação Getulio Vargas (FGV), foi divulgado e apontou queda de 0,3% na atividade econômica em julho em comparação com junho, considerando-se dados com ajuste sazonal. Na comparação interanual a economia cresceu 1,8% em julho e 2,7% no trimestre móvel findo em julho.
“A retração de 0,3% da economia brasileira em julho é explicada, pela ótica da oferta, por quedas nas três grandes atividades econômicas (agropecuária, indústria e serviços) e, pela ótica da demanda, por recuos no consumo das famílias e na formação bruta de capital fixo”, explicou Juliana Trece, coordenadora da pesquisa. O consumo das famílias cresceu 2,6% no trimestre móvel findo em julho. Porém, há uma tendência de desaceleração desde o final de 2022, explicada pela redução do crescimento do consumo de serviços.
Já nos EUA, O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve (Fed), decidiu nesta quarta-feira (20) manter a taxa básica de juros dos Estados Unidos no intervalo entre 5,25% e 5,50%. É a segunda vez desde março de 2022 que o BC norte-americano opta em não elevar a taxa.
A decisão já era esperada pelo mercado. Segundo dados do CME Group, 99% dos economistas consultados colocavam como posssibilidade a manutenção dos juros nesta reunião. De acordo com o comunicado, o Fomc continuará dependente de dados e de que e não hesitará em ajustar a política monetária.
“O Comitê continuará a monitorar as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas. O Comitê estaria preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado caso surjam riscos que pudessem impedir o alcance de suas metas“, mostrou o comunicado.
Confira abaixo o fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 118.695,32 (+0,72%)
- S&P 500: 4.402,08 (-0,94%)
- Nasdaq: 13.469,13 (-1,53%)
- Dow Jones: 34.440,88 (-0,22%)
- Dólar: R$ 4,88 (+0,15%)
- Euro: R$ 5,20 (-0,05%)