
O Produto Interno Bruto (PIB) real dos Estados Unidos registrou alta de 2,1% no segundo trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a segunda leitura do Departamento do Comércio nesta quarta-feira (30).
O resultado ficou abaixo das estimativas do mercado, que aguardavam 2,4% no período. Na estimativa antecipada, a economia americana havia crescido 2,4% no 2T23. O número do primeiro trimestre de 2023 foi de crescimento de 2,0%.
O aumento do PIB real refletiu aumentos nas despesas de consumidores, no investimento fixo não residencial, nas despesas dos governos estaduais e locais e nas despesas do governo federal, que foram parcialmente compensados por reduções nas exportações, no investimento residencial fixo e no investimento privado em existências.
Segundo o departamento do comércio dos EUA, as importações, que são uma subtração no cálculo do PIB, diminuíram.
As revisões do PIB abaixo da primeira leitura reforçam a aposta em pausa no ciclo de altas do Federal Reserve. Os membros do BC norte-americano, em especial Jerome Powell, presidente do Fed, reforçaram a necessidade de continuar dependente de dados, mas que novos aumentos na taxa de juros poderiam estar no horizonte.