
O Ibovespa iniciou as negociações desta quarta-feira (16) em leve alta, com os investidores analisando o cenário externo e de olho em Brasília. É esperado certa volatilidade na bolsa devido ao o vencimento de opções do Ibovespa hoje.
Por volta das 10h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 0,37%, cotado a 116.596 pontos.
Além disso, o mercado está no aguardo da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve. O documento trará mais informações dos motivos pelo aumento de 0,25 ponto percentual no último encontro e como os membros do BC norte-americano estão avaliando os próximos passos.
Indicadores
Nos EUA, a produção industrial subiu 1% em julho na comparação mensal, de acordo com dados divulgados pelo Federal Reserve (Fed). As projeções do mercado apontavam para uma leve alta de 0,3% no período.
Além disso, o Departamento do Comércio divulgou nesta quarta-feira (16) que as construções de novas moradias iniciadas tiveram alta de 3,9% em julho em comparação com o mês anterior, para 1,452 milhão. O resultado ficou acima das expectativas do mercado, de crescimento de 2,7% no período. Os números de junho foram revisados para 1,398 milhão de novas construções residências iniciadas.
No Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da segunda quadrissemana de agosto de 2023 caiu 0,07% e acumula alta de 4,05% nos últimos 12 meses, conforme reportou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S veio do grupo Educação, Leitura e Recreação, cuja taxa de variação passou para -0,64% na segunda quadrissemana de agosto, ante 0,51% da quadrissemana anterior.
Na Europa, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro subiu 0,3% no segundo trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, resultado que ficou dentro das expectativas, conforme mostraram dados preliminares do Eurostat. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a economia do bloco cresceu 0,6%, ante alta de 1,1% registrado no trimestre anterior e dentro das projeções.
Cenário corporativo
Petrobras (PETR3; PETR4) – A petroleira informou que colocou em produção o navio-plataforma Anita Garibaldi na Bacia de Campos. Com capacidade de produzir até 80 mil barris de petróleo por dia (bpd) e processar até 7 milhões de m3 de gás/dia, a companhia destacou que o novo FPSO (sistema flutuante que produz, armazena e transfere petróleo) integra o Plano de Renovação da Bacia de Campos. A unidade vai operar simultaneamente no pós-sal e pré-sal dos campos de Marlim e Voador, comunicou a Petrobras.
Braskem (BRKM5) – A companhia anunciou nesta quarta que assinou um acordo com a joint-venture Thai Polyethylene Company Limited, subsidiária integral da SCG Chemicals Public Company Limited, para a formação da Braskem Siam Company Limited, uma joint-venture para conduzir o projeto de engenharia de uma planta de desidratação de bioetanol para produzir bioeteno utilizando a tecnologia.
Natura (NTCO3) – A empresa informou ao mercado que obteve todas as aprovações regulatórias e de antitruste relativas à transação da venda da Aesop para a L’Oréal foram emitidas. Com isso, o fechamento da transação, realizado no dia 3 de abril, deve ocorrer nos termos do contrato celebrado entre as partes. A transação da alienação da Aesop por parte da Natura prevê o pagamento no montante de US$ 2,525 bilhões pela L’ Oréal.