BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

“Nosso mindset sempre foi de simplificar o mercado de capitais”, diz CEO da Vórtx

BMCNEWS Por BMCNEWS
11/12/2023
Em INVESTIMENTOS E FINANÇAS, WWW

Tornar o mercado de capitais mais simples com uso de tecnologia, criando operações mais rápidas, seguras e baratas. Esses eram desde o começo os principais objetivos da Vórtx, fintech especializada em infraestrutura de investimentos com foco em tecnologia fundada em 2015 pelos advogados Alexandre Assolini e Juliano Cornacchia.

“Desde que fundamos a Vórtx, nosso mindset sempre foi o de simplificar o mercado de capitais. O que queríamos era que esse mercado fosse o concorrente natural para o mercado bancarizado. Ou seja, que as pessoas pudessem tomar e emprestar dinheiro sem uma intermediação dos bancos”, disse Cornacchia, CEO da companhia, durante participação no Mercado & Beyond, da BM&C News.

Antes da criação da Vórtx, o executivo aponta que existia muita dificuldade e burocracia para as operações envolvendo crédito no país. “O caminho para que o dinheiro saísse do investidor e chegasse no tomador parecia uma tubulação da década de 1920 [se referindo ao procedimento arcaico]. Achávamos que se conseguíssemos simplificar isso com tecnologia, teríamos mais dinheiro circulando –e mais barato”, afirma.

Leia Mais

Esqueça o cristal comum, pois este vidro verde nasceu de um impacto de meteoro há 15 milhões de anos, sendo a joia vinda do espaço

Esqueça o cristal comum, pois este vidro verde nasceu de um impacto de meteoro há 15 milhões de anos, sendo a joia vinda do espaço

21 de março de 2026
A estrutura do traje foi impressa em 3D usando materiais resistentes como ABS e PLA para suportar o peso dos motores e baterias internas

A armadura exoesquelética de 30 kg feita com impressora 3D que responde a comandos de voz como o Homem de Ferro

21 de março de 2026

Além disso, a tecnologia também ajudaria a tornar os mercados mais líquidos. “Para vender uma debênture de 10 anos no meio do caminho, é preciso ter todos os dados. Agora, com a tokenização, conseguimos fazer todo esse caminho de uma forma digital. Essa é a tese por trás da Vortx”, afirma Cornacchia

Para definir o modelo de negócio, eles buscaram informações e se especializaram no Vale do Silício, na Califórnia – berço de empresas como Google, Apple e Facebook.

Crescimento

Cornacchia destacou que o mercado de tokenização está crescendo cada vez mais no Brasil e nos próximos anos o desenvolvimento deve ser ainda mais acelerado, à medida que esse tipo de operação ganha espaço no mercado financeiro.

“Vamos sair de um mercado de “bilhões” para um mercado de “trilhões” [de reais], afirmou. “Quando vejo esse tema [de tokenização de ativos financeiros] nas principais autarquias do país, vejo que estamos em outro nível de maturidade em relação à tecnologia e segurança. Arrisco a dizer que, talvez em cinco anos, veremos um movimento bem robusto de tokenização no mercado financeiro”, continuou o executivo.

Clique aqui e conheça mais sobre a Vórtx

Assista à entrevista na íntegra:

Esqueça o cristal comum, pois este vidro verde nasceu de um impacto de meteoro há 15 milhões de anos, sendo a joia vinda do espaço

A armadura exoesquelética de 30 kg feita com impressora 3D que responde a comandos de voz como o Homem de Ferro

O superiate de US$ 800 milhões que tem cinema 4K, beach club e garagem para um Bugatti Chiron a bordo

Expedição tropeça em “estrada de tijolos amarelos” no fundo do oceano e choca cientistas

O veículo de 3.000 toneladas que a NASA usa para transportar foguetes e gasta 625 litros de diesel por quilômetro

A perigosa ilha vulcânica onde todos os 2000 habitantes precisavam carregar máscaras de gás 24 horas por dia para não respirar ar tóxico

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.