BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

É a vez das mulheres mandarem no campo

Alexandre Max Por Alexandre Max
26/07/2023
Em Educação

A Copa do Mundo começou. Com três gols de Ary Borges e um de Bia Zaneratto, o Brasil goleou o Panamá e fez bonito em sua estreia no torneio mais importante do mundo. Levantar a taça, um feito inédito para a seleção feminina, é o sonho de todos, mas uma vitória muito mais importante já está sendo construída dia após dia. 

No Brasil, futebol sempre foi “coisa de menino”. Hoje, no entanto, torcedoras e torcedores estão parando tudo o que estão fazendo para assistir as garotas jogarem pela seleção canarinha. Esse não é qualquer Mundial. O futebol feminino vem crescendo cada vez mais e conquistando um espaço que sempre foi exclusivo dos homens. Essa luta não se limita às quatro linhas e é possível usar o esporte como um exemplo se quisermos transformar outras áreas de nossa sociedade. 

Leia Mais

O Brasil vai sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027, marcando a primeira vez que o torneio será disputado na América do Sul

Brasil recebe a Copa do Mundo e FIFA confirma jogos no Maracanã, Mineirão, Neo Química Arena e mais cinco estádios

11 de abril de 2026
FISCAL SERÁ PROTAGOSNITA NAS ELEIÇÕES DE 2026

“Quem endereçar o fiscal vence a eleição de 2026”, diz CEO da AZ Quest

2 de março de 2026

Nos últimos anos, tem sido evidente o avanço das mulheres na conquista de espaços de destaque em profissões antes consideradas estritamente masculinas. Foi-se o tempo em que áreas como engenharia, tecnologia e ciências exatas eram reservadas para um excludente “clube do bolinha”. O espaço ainda não é igualitário, mas o progresso ocorre devido a um esforço contínuo, e nem sempre reconhecido, de mulheres que lutam contra os obstáculos impostos pelo machismo e pelas barreiras sociais e culturais. 

O ativismo das mulheres, em conjunto com a participação de aliados que defendem a igualdade de gênero, têm sido essenciais para denunciar o machismo estrutural e promover a equidade nas oportunidades de trabalho. A luta feminista por igualdade salarial, por exemplo, tem ganhado força e incentivado empresas e instituições a reverem suas políticas e práticas discriminatórias.

Na seleção americana feminina de futebol, uma campanha foi iniciada pelas jogadoras onde elas exigiam pagamento igualitário em relação ao time masculino. Apesar de serem multi campeões mundiais, e da equipe dos homens sequer ter chegado a uma final de Copa, elas ainda recebiam uma quantidade significativamente inferior à dos homens. 

O esforço feminino, no entanto, não pode ser o único motor da luta por igualdade no ambiente profissional. É somente por meio de uma educação cada vez mais inclusiva e igualitária que mulheres terão acesso a oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional que antes lhes eram negadas. 

Além disso, políticas de inclusão e diversidade implementadas por algumas empresas e governos têm contribuído significativamente para a ascensão das mulheres em carreiras anteriormente dominadas por homens. Programas de mentoria e incentivos para contratação e promoção de mulheres têm se mostrado eficazes em ampliar a representatividade feminina em diversos setores.

Embora o caminho para a plena igualdade ainda seja longo, é inegável que as mulheres têm conquistado espaços importantes em profissões consideradas masculinas. Com determinação, habilidades e apoio mútuo, elas têm mostrado que são capazes de se destacar em qualquer área e quebrar as barreiras impostas por estereótipos de gênero. 

Quando Marta começou a jogar bola, seu nome sequer era conhecido por milhões de brasileiros que diziam amar futebol. Ela se tornou a maior jogadora da história da modalidade e, ainda assim, recebe menos do que a esmagadora elite de futebolistas masculinos. 

Ela, no entanto, serviu como referência para uma nova geração. Ao marcar seu primeiro gol em uma Copa do Mundo, Ary Borges fez questão de dançar em homenagem à Marta, a quem chamou de sua “maior ídolo”. O trabalho a ser feito é garantir não só que novas Martas e Ary Borges possam surgir, como oferecer o apoio necessário para que essas mulheres alcem voos tão altos quanto qualquer homem.

Compacto 0 km que faz 14,6 km por litro na cidade vira resposta para quem quer primeiro carro sem medo do posto

O iate de quase 195 metros que recolhe plástico do mar, leva submarinos a 6.000 metros e transforma luxo em pesquisa oceânica

Por que o SoftBank aposta que o Brasil pode liderar a próxima geração de produtividade digital?

Pioneiro mundial no uso de radar AESA e dotado de design versátil, este caça japonês é o braço tecnológico da Força Aérea de Autodefesa do país

Os impactos macroeconômicos do petróleo acima de US$ 90 nos próximos 6 meses

Tecnologia de pista por menos de R$ 26 mil transforma esta Yamaha em uma das esportivas mais desejadas pelos jovens motociclistas

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.