O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, conhecido pela sigla CNPQ, terá reajuste de até 94%. O ajuste abrange oito modalidades deve beneficiar mais de 6 mil bolsistas.
O CNPQ é uma das mais importantes instituições de fomento à pesquisa científica, tecnológica e inovação no Brasil, ao longo de sua história, tem sido peça-chave na consolidação de grupos de pesquisa, na formação de doutores e mestres e na criação de redes de colaboração científica no Brasil e no exterior. Seu compromisso com a promoção da ciência e da tecnologia tem contribuído significativamente para o avanço do país em áreas estratégicas.
O governo informou que o impacto orçamentário é de R$ 202 milhões. Serão utilizados recursos do orçamento da própria instituição e outras parceiras como o Ministério da Saúde, Embrapa, INPE, Fiocruz, AEB e outros, que têm bolsistas nas áreas contempladas.
Em nota, a ministra Luciana Santos, afirmou que:
“As bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora constituem mais um instrumento para a transferência de conhecimento e geração de inovação. O reajuste que anunciamos hoje reflete o compromisso do nosso governo com as pesquisadoras e pesquisadores do país e com a ciência como instrumento para a superação dos mais diferentes desafios e como pilar do desenvolvimento nacional, sendo a inovação um dos principais elementos da política de reindustrialização do Brasil em novas bases tecnológicas”.