
O Ibovespa iniciou em alta nesta quarta-feira (12), com o mercado analisando os dados de inflação nos Estados Unidos, que vieram abaixo do esperado e motivou uma melhora nos índices norte-americanos.
Por volta das 10h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 1,58%, cotado a 119.075 pontos.
Indicadores
Nos EUA, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA teve uma alta de 0,2% em junho na comparação com maio, conforme mostram dados do Departamento do Trabalho nesta quarta-feira (12). O resultado veio levemente abaixo das expectativas do mercado, que aguardava 0,3% no período. Nos últimos 12 meses, a inflação no país chegou a 3,0%, abaixo das estimativas de 3,1%. O índice de moradia foi o que mais contribuiu para o aumento mensal de todos os itens, respondendo por mais de 70% do aumento.
O núcleo do IPC, que exclui a variação dos preços de alimentos e energia, avançou 0,2% em junho, resultado abaixo das expectativas do mercado. No acumulado dos últimos 12 meses, o núcleo do IPC ficou em 4,8%, uma queda frente ao mês anterior (5,3%) e abaixo das projeções (5,0%).
No Brasil, o volume de serviços se expandiu 0,9% em maio frente a abril, na série com ajuste sazonal, após ter recuado 1,5% no mês anterior, conforme mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (12). Dessa forma, o setor se encontra 11,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 2,0% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica). O acumulado do ano foi a 4,8% frente a igual período de 2022. O acumulado nos últimos 12 meses foi de 6,8% em abril para 6,4% em maio de 2023, menor resultado desde agosto de 2021 (5,1%).
Cenário corporativo
JBS (JBSS3) – A companhia comunicou ao mercado que irá propor aos acionistas uma dupla listagem das ações em bolsa de valores, com o objetivo de ampliar a capacidade de investimento para expansão. A intenção é listar novos papéis na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) e na B3. Ao final do processo, as ações listadas se darão por meio de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) da JBS com sede na Holanda – JBS N.V., que será listada na Nyse. O processo precisará da aprovação dos acionistas por meio de assembleia geral e das aprovações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Securities and Exchange Commission (SEC), a CVM dos EUA. A dupla listagem pode ser concluída em dezembro, caso os próximos passos ocorram dentro do previsto.

