
Os membros do Federal Reserve acreditam que outros aumentos na taxa de juros serão apropriados ao longo deste ano, conforme mostrou ata da última reunião de política monetária, divulgada na última quarta-feira (5).
“Quase todos os participantes observaram que, em suas projeções econômicas, eles julgaram que aumentos adicionais na meta da taxa de fundos federais durante 2023 seriam apropriados“, disse a ata. Embora tenha sinalização de mais aumentos pela frente, os membros do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) mantiveram os juros inalterados para analisarem os efeitos do aperto monetária na economia.
“A maioria dos participantes observou que deixar a taxa de juros inalterada nesta reunião lhes daria mais tempo para avaliar o progresso da economia em direção às metas do Comitê de máximo emprego e estabilidade de preços”, mostrou o documento, enfatizando que a condução da política monetária será feita em um ritmo mais lento.
A decisão pela manutenção não apresentou um pensamento unânime, já que uma minoria indicou ser favorável a outro aumento de 0,25 ponto percentual: “alguns participantes indicaram que eram a favor de aumentar a taxa de juros em 25 pontos-base nesta reunião“.
O ritmo de aperto monetário deverá ser mais moderado, uma vez que os participantes acreditam que as defasagens do atual ciclo de alta seguem incertas.
“Os participantes também reconheceram a incerteza sobre as defasagens com que a política monetária afeta a economia e discutiram até que ponto os efeitos totais do aperto monetário na economia foram percebidos“, destacou a ata, que comentou sobre a persistência do núcleo da inflação norte-americana. “Embora a inflação total tenha moderado ao longo do ano passado, o núcleo da inflação não mostrou uma redução sustentada desde o início do ano.”
Os membros do BC norte-americano também fizeram uma avaliação sobre a suspensão do limite da dívida dos EUA, após um acordo entre o presidente Joe Biden e o Congresso.
“Vários participantes observaram que a solução para o limite da dívida do governo federal removeu uma fonte significativa de incerteza para as perspectivas econômicas. Alguns participantes observaram que poderia haver alguma pressão de alta nas taxas do mercado monetário no curto prazo, já que o Tesouro emitiu mais títulos para atender às despesas e devolver o saldo da TGA ao nível preferencial do Tesouro”, disse.
Após a divulgação da ata do Fed, os mercados em Wall Street tiveram uma leve reação negativa, mas logo voltaram ao patamar anterior, de leve queda.
Apesar de a intenção do BC dos EUA em realizar a conução sobre os juros reunião a reunião, os investidores seguem apostando em mais uma leve alta da taxa na próxima reunião neste mês. Conforme mostram dados do FedWatch, do CME Group, o mercado coloca probabilidade de 88,7% para uma elevação de 0,25 p.p., contra 11,3% de chance pela manutenção dos juros.