
Os motivos para que um jovem decida abandonar a escola são muitos, entre eles a fragilidade econômica da família que leva o aluno, antes matriculado, a trabalhar no lugar de estudar. Atualmente, o Brasil enfrenta a taxa de 20% de evasão escolar no ensino médio e bolsas de estudo se mostram como ferramenta eficiente para mudar essa realidade.
Uma nova pesquisa do Insper, que será divulgada amanhã, 27, indica que o incentivo financeiro pode diminuir a taxa de evasão escolar em até 7 pontos percentuais.
Programas de bolsa já existem no Brasil e foram implantados em 9 estados após a pandemia de COVID-19, com valores mensais variando entre R$ 30 e R$ 568. Segundo os responsáveis pela pesquisa, a efetividade não está no valor repassado e sim se o benefício chega diretamente às mãos dos estudantes.
Apesar das boas expectativas, o sistema ainda não resolve todo o problema. De acordo com Laura Muller, professora do Insper, bolsas de estudo ainda não contém a evasão de jovens grávidas ou dos envolvidos em atividades ilícitas.
Os resultados devem ajudar o MEC (Ministério da Educação) a formular um programa de bolsas à nível federal, bandeira já levantada pelos ministros Camilo Santana e Simone Tebet.