
Os índices futuros dos Estados Unidos operam no negativo nesta sexta-feira (23), com o mercado reagindo aos comentários do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. Ele destacou em seus dois dias de testemunho no Congresso norte-americano que novos aumentos de juros seriam adequados para atingir a meta de 2% de inflação.
Na agenda econômica, três membros do Fed devem falar hoje e podem ajudar os investidores a calibrarem as apostas de juros. Na Europa, dados de atividades preliminar do S&P Global mostraram resultados abaixo do esperado.
No Brasil, o relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro, apresentou a nova versão da reforma tributária. O texto prevê a fusão de 5 impostos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) para o IVA dual, além de um período de transição do sistema tributário atual para o novo de 8 a 50 anos.
Ásia de Europa
Os mercados de ações asiáticos caíram nesta sexta, com os investidores preocupados com o fato de que mais aumentos nas taxas de juros pelos principais bancos centrais prejudicariam o crescimento econômico global. Na China, assim como em Taiwan, as bolsas não operaram hoje, novamente, em função de feriados.
Os mercados europeus seguem mais um dia de queda nesta manhã, após quatro sessões de quedas. Os investidores reagem às decisões de política monetária, com o Banco da Inglaterra (BoE) apresentando uma surpresa na quinta-feira, subindo 50 pontos-base depois que os números de crescimento salarial e inflação ficaram maiores do que o esperado. Isso ocorre depois que o Banco Central Europeu (BCE) decidiu por um aumento de 25 pb na taxa de juros, enquanto o Federal Reserve (Fed) optou por uma pausa – embora tenha enfatizado que mais aumentos são prováveis.
Agenda econômica
- China: Feriado deixa os mercados fechados
- 3h – Reino Unido: Vendas no Varejo (Maio)
- 4h30 – Alemanha: PMI Composto, Industrial e de Serviços – Preliminar (Junho)
- 5h – Zona do Euro: PMI Composto, Industrial e de Serviços – Preliminar (Junho)
- 5h30 – Reino Unido: PMI Composto, Industrial e de Serviços – Preliminar (Junho)
- 8h – Brasil: IPC-S (3ª Quadrissemana de Junho)
- 10h45 – EUA: PMI Composto, Industrial e de Serviços – Preliminar (Junho)