
A Guarda Costeira disse nesta quinta-feira (23) que os cinco tripulantes do submersível Titan morreram devido a uma “implosão catastrófica” de sua embarcação após examinar detritos encontrados debaixo d’água por um veículo operado remotamente.
Um submarino desapareceu na segunda-feira (19) enquanto fazia uma expedição aos destroços do Titanic, famoso návio que afundou no início de século XX. O submarino comporta cinco pessoas.
“Notificamos imediatamente as famílias”, disse o contra-almirante John Mauger em coletiva em Boston. “Em nome da Guarda Costeira dos EUA e de todo o comando unificado, ofereço minhas mais profundas condolências.”
Com autonomia de 96 horas, uma viagem sobre o Titanic é de aproximadamente R$ 1,2 milhão, ou US$ 250 mil, por pessoa. A expedição tem duração de oito dias e comporta cinco pessoas, com três convidados, um piloto e um especialista.
Quem são os tripulantes do submarino desaparecido?
Shahzada Dawood
Um dos identificados como tripulantes do submarino é Shahzada Dawood, bilionário e herdeiro da Dawood Hercules Corporation Limited, uma holding de investimento público com foco em agricultura, indústrias e saúde. O empresário tem 48 anos, também mantém laços com o Reino Unido, e faz parte do Conselho Consultivo Global da Prince Charles’ Charity, Prince’ s Trust International, fundado pelo agora Rei Charles III. Além dele, seu filho Sulaiman Dawood também estava a bordo.
“Estamos muito gratos pela preocupação demonstrada por nossos colegas e amigos e gostaríamos de pedir a todos que orem por sua segurança, garantindo privacidade à família neste momento”, escreveu a família Dawood em um comunicado à Associated Press.
Hamish Harding
Outro empresário a bordo é o britânico de 58 anos, Hamish Harding, que é presidente da Action Aviation e ficou conhecido ao voar para o espaço a bordo da Blue Origin, de Jeff Bezos, em 2022.
O enteado do empresário, Brian Szasz, fez um post no Facebook na segunda-feira confirmando a presença do padrasto na tripulação desaparecida. ”Pensamentos e orações para meu padrasto Hamish Harding, pois seu submarino desapareceu explorando o Titanic. A missão de busca e resgate está em andamento”.
Stockton Rush
Por último, mas não menos importante, Stockton Rush, de 61 anos, também estava no submarino e foi responsável por fundar a Ocean Gate, empresa que criou o submarino. De acordo com o site da empresa, ele supervisiona as estratégias financeiras e de engenharia da empresa. O empresário tem alguns trabalhos de engenharia no currículo, entre eles a construção de uma aeronave experimental, em 1989, que ele ainda utiliza.
Em 2019, ele teria reclamado sobre as “regulamentações rígidas” para embarcações de passageiros. “É obscenamente seguro, porque eles têm todos esses regulamentos. Mas também não inovou ou cresceu – porque todos eles têm estes regulamentos”, disse em uma entrevista à época.
O último integrante do submarino era o pesquisador e mergulhador Paul-Henri Nargeolet.
*Atualizado às 9h58 do dia 23 de junho para adicionar declarações recentes