
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta quinta-feira (22), com o mercado atento às novas falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Ontem, a autoridade monetária comentou que ajustes adicionais devem ocorrer, mas em ritmo menor.
As apostas para mais dois aumentos de 0,25 ponto percentual – levando os juros para o intervalo entre 5,50% e 5,75% – crescem entre os investidores, segundo dados do FedWatch, do CME Group. Porém, a maioria (50,2%) ainda acredita que o ano terminará com a taxa entre 5,25% e 5,50%.
Na Europa, o Banco da Inglaterra (BoE) elevou a taxa de juros em 0,50 ponto percentual, para 5,00%. A elevação foi maior do que a expectativa de 0,25 p.p. para o período.
“Inflação deverá desacelerar significativamente este ano; impacto total das altas de juros não será sentido por algum tempo”, afirmou o BoE, em comunicado. “Maioria sentiu necessidade de alta maior nesta reunião em particular.”
No Brasil, o comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) mostrou uma mensagem mais dovish em relação ao anterior, ao retirar o trecho de que “não hesitará em retomar o ciclo de ajuste, caso o processo de desinflação não transcorra como o esperado”. Apesar disso, a mensagem pode ser considerada mais hawkish por não ter sinalizado o corte da taxa Selic.
No cenário político, por sua vez, o Senado aprovou, na noite de quarta, o texto do novo arcabouço fiscal. Como sofreu alterações, a proposta aprovada voltará a ser discutida na Câmara dos Deputados, que deve ser votada na primeira semana de julho.
Ásia e Europa
A bolsa de valores do Japão fechou em queda nesta quinta-feira (22), enquanto o mercado sul-coreano registrou alta, depois que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, previu mais aumentos de juros este ano, afirmando que “o processo de voltar para 2% ainda tem um longo caminho a percorrer”. Na China, assim como em Hong Kong e em Taiwan, as bolsas não operaram hoje em função de feriados.
Os mercados europeus registram queda nesta quinta-feira (22), com o sentimento adverso depois que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, com previsão de mais falas. Os investidores também reagem ao anúncio do Banco da Inglaterra (BoE), que elevou a taxa de juro em 0,50 ponto percentual.
Agenda econômica
- 8h – Reino Unido: Decisão de Política Monetária
- 9h30 – EUA: Pedidos de Seguro-Desemprego
- 10h30 – Brasil: Arrecadação Federal (Maio)
- 11h – EUA: Vendas de Moradias Usadas (Maio)
- 11h – EUA: Presidente do Fed, Jerome Powell testemunha no Senado
- 11h – Zona do Euro: Confiança do Consumidor – Preliminar (Junho)
- 11h30 – EUA: Estoques de Petróleo Bruto – DoE
- 21h30 – Japão: PMI Industrial e de Serviços (Junho)