
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre hoje as inscrições para a edição de 2023. Milhares de estudantes em todo o país estarão concorrendo a vagas em instituições públicas de ensino superior por meio desse sistema, que se tornou uma importante porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
O Sisu é uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para ingresso em universidades e institutos federais. Por meio do sistema, os estudantes podem escolher até duas opções de cursos e instituições de ensino para concorrer às vagas disponíveis.
O período de inscrições vai até quinta-feira, dia 22 de junho, e para participar, é necessário ter realizado o Enem no ano anterior e não ter zerado a redação. Durante esse período, os candidatos podem alterar suas opções de cursos e instituições quantas vezes desejarem, sendo considerada válida apenas a última inscrição confirmada.
Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 27 de junho, e os estudantes selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição. Caso ainda haja vagas remanescentes, o Sisu realiza uma segunda chamada, com prazos específicos para matrícula dos convocados.
Além disso, o Sisu oferece a possibilidade de os candidatos participarem da lista de espera, que é utilizada pelas instituições para preencher as vagas que não foram ocupadas nas chamadas regulares. Os interessados em participar da lista de espera deverão manifestar seu interesse através da página do Sisu, durante o período determinado pelo cronograma.