
O Ibovespa iniciou as negociações desta segunda-feira (19) entre perdas e ganhos e próximo da estabilidade, uma vez que o Boletim Focus mostrou queda nas projeções para a taxa Selic deste ano e do próximo. As negociações devem ser menores hoje devido ao feriado nos Estados Unidos, que deixa o mercado em Wall Street fechado.
Por volta das 15h55, o principal índice da B3 opera em alta de 0,82%, cotado a 119.736 pontos.
Indicadores
No Brasil, o Boletim Focus, levantamento do Banco Central que reúne as projeções do mercado sobre os principais dados econômicos brasileiros, mostrou nesta segunda-feira (19) uma revisão para baixo da taxa básica de juros em 2023 e 2024. Além disso, o mercado seguiu a tendência das últimas semanas e voltou a revisar a inflação deste ano para cima e o PIB para baixo.
O Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da segunda quadrissemana de junho de 2023 caiu 0,17% e acumula alta de 2,15% nos últimos 12 meses, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. Seis das sete capitais pesquisadas registraram decréscimo em suas taxas de variação.
- Recife: 0,14%
- São Paulo: -0,01%
- Belo Horizonte: -0,05%
- Rio de Janeiro: -0,05%
- Salvador: -0,24%
- Porto Alegre: -0,37%
- Brasília: -0,73%
Cenário corporativo
Copel (CPLE6) – A companhia elétrica anunciou que iniciou a distribuição da 8ª emissão de debêntures simples e não conversíveis em ações. De acordo com o comunicado, o montante total da oferta é de R$ 1,6 bilhão, por meio da emissão de 1,6 milhão debêntures no valor nominal unitário de R$ 1 mil cada. A oferta terá como coordenador líder o Bradesco BBI, enquanto os outros coordenadores da distribuição serão a XP, o Banco ABC e a corretora Alfa.
Embraer (EMBR3) – A companhia informou ao mercado que, em conjunto com sua subsidiária Embraer Aircraft Holding, celebrou um Framework Agreement para a criação de uma nova sociedade com o objetivo de realizar um desenvolvimento conjunto e fabricação de sistemas elétricos de propulsão para uso aeronáutico. Segundo o comunicado, a sociedade será denominada Nidec Aerospace, ou Newco, que também celebrou um Supply Agreement com a Eve Holding que regula o fornecimento pela Newco à Eve de Sistemas Elétricos de Propulsão e serviços relacionados para uso aeronáutico.