
Os extremos políticos estão cada vez mais em evidência, em todas as partes do mundo, nas discussões sobre a sociedade. No Brasil não é diferente. Após um período tenso de eleições, o tema segue em ebulição e fica uma pergunta: você é de direita ou de esquerda?
Seja qual for o lado do espectro que você mais se identifica, é importante entender qual foi o percurso desses termos e seus respectivos significados.
Do ponto de vista político, historiadores afirmam que, durante o período da Revolução Francesa, em 1789, na Assembleia Nacional Constituinte, extremistas jacobinos se sentaram à esquerda. Do outro lado, à direita, ficaram os liberais girondinos.
A elite não quis se misturar com a burguesia. Do lado direito, ficaram os conservadores, tradicionais. Ao lado esquerdo, os favoráveis à luta pelos diretos dos trabalhadores e dos mais pobres. Agora, vamos à parte linguística.
O termo esquerda vem do espanhol izquierda. Este termo tem origem em uma língua pré-românica que trazia a expressão ezker, do celta kerros. No uso popular, essa palavra trazia uma ideia de mal agouro, ou seja, o presságio de algo ruim.
Até pouco tempo atrás, escrever com a mão esquerda, por exemplo, era algo errado, um sinal de insubordinação grave e prova de dificuldade de aprendizagem. Era algo ainda sem explicação e, por isso, negativo.
Já a palavra direita vem do latim dirēctus com o sentido de lado correto, justo e bom. Vale lembrar que as boas ovelhas, como diz o texto bíblico, devem sentar-se à direita de Deus Pai.
Outro exemplo está relacionado àquele que se forma numa profissão que preza pela justiça, por meio da lei. Este deve fazer o curso de DIREITO.
Na Idade Média, a Inquisição vai queimar os canhotos, pois praticavam bruxarias e eram os enviados do mal. Aliás, para não ficar com azar, em qualquer lugar, não entre com o pé esquerdo. Faça questão de entrar com o pé direito para tudo dar certo.
Entre certo e errado, podemos estabelecer diálogos com alto grau de subjetividade.
Questões políticas têm alguma relação com a origem das palavras direita e esquerda ou são imposições propositais feitas para afastar, ainda mais, diferentes ideologias e classes sociais?
Esse é um contexto para você refletir. Eu apenas trouxe questões históricas e um pouco de etimologia para apimentar a discussão.