
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em leve alta nesta terça-feira (13), com os investidores em compasso de espera pelos dados de inflação no país. Segundo projeções do mercado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) norte-americano deve subir 0,2% em maio ante o mês anterior e atingir 4,1% na base anual, com o núcleo da inflação chegando a 5,3%.
Para a decisão de política monetária do Federal Reserve na quarta-feira (14), o mercado segue com projeção majoritária para a manutenção da taxa de juros. Entretanto, o resultado do IPC pode mexer nas apostas caso fique muito acima das expectativas.
Na China, o banco central do país cortou a taxa de recompra reversa de sete dias de 2% para 1,9%, o que representa uma boa notícia para os mercados emergentes, como o Brasil.
Com a agenda esvaziada aqui no Brasil, as atenções se voltam para as matérias em tramitação no Congresso Nacional, como o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária. Além disso, os comentários do presidente do BC, Roberto Campos Neto, levaram a um cenário mais otimista para a curva de juros.
Ásia e Europa
Os mercados de ações asiáticos fecharam em alta nesta terça, antes de uma atualização da inflação nos Estados Unidos e uma decisão do Federal Reserve sobre outro possível aumento da taxa de juros. Além disso, os investidores reagiram à decisão do Banco Central da China em reduzir a taxa de recompra reversa de sete dias.
Os mercados de ações europeus operam mistos nesta manhã, com os investidores processando os fortes números do mercado de trabalho do Reino Unido e se preparando para a próxima reunião do Federal Reserve dos EUA, que começa hoje e tem decisão na quarta-feira. A taxa de desemprego no Reino Unido caiu para 3,8% nos três meses até abril, segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais. As estimativas do mercado estavam em elevação da taxa para 4,0% no período.
Agenda econômica
- Petróleo: Relatório Mensal da OPEP
- 3h – Reino Unido: Taxa de Desemprego (Abril)
- 3h – Alemanha: Índice de Preços ao Consumidor (Maio)
- 6h – Zona do Euro: Índice de Percepção Econômica ZEW (Junho)
- 8h – Brasil: IPC-S Capitais (1ª Quadrissemana de Junho)
- 9h30 – EUA: Índice de Preços ao Consumidor (Maio)
- 17h30 – EUA: Estoques de Petróleo Bruto – API