
As negociações do Ibovespa começaram voláteis nesta terça-feira (30), mas se firmaram em queda, uma vez que os investidores estão reagindo aos dados de inflação no Brasil, divulgados nesta manhã.
Além disso, o mercado também fica de olho no exterior, após o acordo firmado entre a Casa Branca e o Congresso dos EUA sobre o teto da dívida.
Por volta das 13h15, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 1,40%, cotado a 108.785 pontos.
Indicadores
No Brasil, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 1,84% em maio, após queda de 0,95% no mês anterior, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, que aguardava queda de 0,45%. Com este resultado, o índice acumula taxa de -2,58% no ano e de -4,47% em 12 meses. Em maio de 2022, o índice havia subido 0,52% e acumulava alta de 10,72% em 12 meses.
Além disso, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) apresentou uma queda de 0,35% em abril em relação ao mês anterior, terceiro resultado negativo consecutivo, conforme mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O acumulado no ano foi de -0,99%, o segundo menor para um mês de abril desde o início da série histórica, em 2014. O acumulado em 12 meses ficou em -4,63%, a maior queda da série histórica para esse indicador. Na relação com abril de 2022, o índice teve alta de 2,08%.
Na zona do euro, o indicador de confiança de empresas e consumidores da região caiu para 96,5 pontos em maio, de 99,0 em abril, conforme dados mostrou dados da Comissão Europeia. O resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado, que projetava uma leve alta para 99,9 no período.
Cenário corporativo
Copel (CPLE6) – A companhia elétrica informou ao mercado na noite de segunda-feira (29), após o fechamento do mercado, que atuará junto a instituições de mercado com o objetivo de estruturar potencial oferta pública de distribuição primária e/ou secundária de ações ordinárias ou certificados de depósito de ações (units). Assim, segundo fato relevante, a oferta conduzirá para a privatização da companhia. A Copel enfatizou, entretanto, que ainda não foi definido efetivamente qualquer potencial oferta entre o Estado do Paraná e a empresa. A Copel engajou os bancos BTG Pactual, Itaú BBA, Bradesco BBI, Morgan Stanley e UBS para estruturarem a potencial distribuição de ações.
Camil (CAML3) – A empresa informou o pagamento de juros sobre capital próprio (JCP) no valor bruto de R$ 25 milhões , com o valor bruto sendo de aproximadamente R$ 0,071 por ação ordinária. Segundo o comunicado, o pagamento do provento será realizado no dia 14 de junho deste ano aos acionistas detentores de papéis da Camil na data base de 2 de junho de 2023. Assim, as ações negociadas “ex-JCP” a partir do dia 5 de junho de 2023.