
O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (29), com o mercado analisando as projeções do Boletim Focus, do Banco Central. O dia deve apresentar menor liquidez devido ao feriado do Memorial Day nos Estados Unidos.
Por volta das 10h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 0,57%, cotado 110.274 pontos.
O cenário político segue movimentado, com o Senado iniciando as dicussões para a votação do novo arcabouço fiscal, após o Câmara dos Deputados ter aprovado o texto-base com ampla maioria.
Indicadores
No Brasil, os economistas voltaram a cortar as estimativas de inflação em 2023, assim como para o dólar, conforme mostrou o último levantamento do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (29). Agentes do mercado também elevaram as estimativas de crescimento da economia brasileira. A projeção para o IPCA foi de 5,80% para 5,71%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 6,05%. A estimativa para a moeda norte-americana, por sua vez, deve encerrar este ano em R$ 5,11, de R$ 5,15 na semana passada.
Além disso, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 1,6 ponto em maio, para 92,9 pontos, conforme mostrou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Em médias móveis trimestrais, o índice subiu pelo terceiro mês consecutivo ao variar 0,3 ponto, para 93,9 pontos. O Índice Situação Atual (ISA) e o de Expectativas (IE) recuaram 1,7 ponto para 91,8 pontos e 94,0 pontos, respectivamente.
Cenário corporativo
3R Petroleum (RRRP3) – A petroleira informou ao mercado, via fato relevante, que o reparo no sistema de offloading da plataforma 3R-3 (FPSO) foi concluído na última quarta-feira (24) e, na mesma data, foram iniciados os procedimentos para retomada da produção. Segundo o comunicado, o poço PPT-51 está em operação no momento, e a companhia aguarda a chegada de navio aliviador para nova operação de offloading nos próximos dias, antes da reabertura de mais dois poços.
Eneva (ENEV3) – A companhia disse que recebeu autorização pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação comercial de 100% do Complexo Solar Futura 1, localizado no Município de Juazeiro, na Bahia. De acordo com a companhia, o completo conta com 692,4 MWac de capacidade instalada e é considerado um dos maiores parques solares do Brasil. “A entrada em operação comercial do Complexo eleva em 8% a capacidade total de geração solar centralizada na matriz elétrica brasileira”, afirmou a Eneva, em fato relevante.