Conseguir obter um bom lucro com o trade um dia, mas devolver tudo no dia seguinte – e seguir neste ‘ganha e perde’ durante muito tempo – é sem dúvida o problema de muitos investidores.
Essa falta de consistência acaba com a motivação e boa parte das vezes também faz com que os traders desistam de operar. Mas existem maneiras de evitar que isso aconteça e conseguir atingir uma consistência que o permita, inclusive, a viver do mercado.
Durante o programa Abertura de Mercado, ActivTrades, o especialista Marco R. Simonetto, listou algumas dicas para que os investidores consigam manter a consistência nas operações e assim tirar um bom lucro no final do mês.
Em primeiro lugar, ele destaca a importância do trader sentir confiança na hora de operar. Na opinião do especialista, seja no setup, na gestão financeira ou no mindset, sem confiança o investidor não consegue ter sucesso.
“Se não estiver confiante, você não conseguirá trabalhar o seu setup corretamente e nem vai fazer a gestão financeira adequada –acabará entrando com um lote maior, por exemplo. Além disso, seu mindset ficará abalado, você terá ‘palpitações’ e problemas na hora de entrar no trade”, continua o especialista.
Quer operar e lucrar nos mercados internacionais? Abra agora mesmo sua conta na ActivTrades
Outro ponto destacado por Simonetto é a importância de lidar com as emoções. “Durante a sala ao vivo, eu percebo o sangue da galera ferver. Vejo muita suscetibilidade às notícias. Com isso, a pessoa já entra na operação nessa ‘emoção total’, sem que haja fatos para embasar aquele comportamento”, diz o trader.
Por isso ele aconselha que o investidor nunca deixe a emoção tomar conta e sempre separe a opinião e os desejos dos fatos. “Caso contrário, será muito difícil que você mantenha sua estrutura técnica, seu setup e a sua gestão”, alerta.
Uma outra dica importante é tomar muito cuidado com o “all in” – termo usado no poker para quem aposta tudo aquilo que tem. De acordo com Simonetto, muita gente quer sempre entrar ‘pesado’ na operação, sempre dando um ‘all in’, achando que precisa pegar o próximo movimento em cheio.
“Eu não acredito nesta teoria, pois creio sempre em estratégia e estatísticas. Se o investidor tem um sistema, ele faz um backtest e cria as suas estatísticas. E então aplica na realidade”, aponta o trader.
Quer operar e lucrar nos mercados internacionais? Abra agora mesmo sua conta na ActivTrades