
A Receita Federal irá liberar na próxima quarta-feira (24), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR 2023), contemplando mais de 4,1 milhões de contribuintes. O valor a ser pago será o maior da história da Receita, um total de R$ 7,5 bilhões em crédito. Os contribuintes poderão fazer a consulta a partir da 10h no site da instituição.
O lote contempla a declaração do IR 2022/2023 e restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário será realizado no dia 31 de maio, que também é o último dia para a entrega da declaração de ajuste deste ano.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023 pela internet?
O primeiro passo consiste em acessar a seção específica para o assunto no site da Receita Federal, que pode ser feito através do link: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/#/.
Logo em seguida, basta que você preencha os campos que serão solicitados, como por exemplo o seu CPF, sua data de nascimento e selecionar o ano em “Exercício”, tocando na seta em destaque. Depois, confirme que é humano no captcha e clique em ‘’Consultar’’. Na tela seguinte será possível verificar seus dados pessoais, bem como o andamento da restituição do Imposto de Renda 2023.
Já para fazer a consulta de forma facilitada em seu aparelho celular, também é possível fazer o download do app ‘’Meu Imposto de Renda’’ em sua loja de aplicativos. Faça login no app e toque em “Consulta Restituição” na tela inicial. Em seguida preencha os campos indicados com CPF e data de nascimento e selecione o ano em “Exercício”, tocando na seta.
Logo em seguida toque nos caracteres que representam a sequência exibida na tela para realizar a verificação de segurança. Depois disso, o aplicativo exibirá o status da restituição do Imposto de Renda 2023.
Confira a seguir as datas de restituição do IR 2023 para os demais lotes:
- 1º lote da restituição – consulta em 24 de maio e pagamento dia 31
- 2º lote – 30 de junho
- 3º lote – 31 de julho
- 4º lote – 31 de agosto
- 5º lote – 29 de setembro