BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Terceiro setor e políticas públicas: implicações sobre o mercado

Agência Brasil Por Agência Brasil
19/05/2023
Em OPINIÃO

As crescentes e cada vez mais complexas demandas da sociedade continuamente impulsionam a necessidade de expansão da capacidade estatal em prover bens e serviços públicos. No entanto, essa ampliação de capacidade não está limitada à ampliação da máquina administrativa do estado e envolve a movimentação anual de bilhões em recursos públicos e privados.

Parte das alternativas para expansão dessa capacidade são observadas no do Art. 10 do Decreto Lei nº 200/1967, ainda vigente, por meio de descentralização administrativa no âmbito da administração pública federal, em três planos com foco na ampliação da capacidade estatal, bem como a busca de proximidade dos fatos, pessoas ou problemas a atender.

No primeiro plano trata-se de diferenciar a administração direta da administração indireta, assim estabelecidas pelo referido decreto lei, sendo a última o braço executor do poder executivo. No segundo plano trata-se de ampliar a capacidade operacional via utilização de estruturas externas ao aparato da administração pública federal, ou seja, por meio da descentralização de atividades e recursos para entes federados (estados e municípios). No terceiro plano, atividades e recursos são repassados a organizações da iniciativa privada via aquisição de bens e serviços direcionados ao atendimento do interesse público. Este último com impacto direto sobre mercados dada a dimensão do orçamento público federal para compras e contratações não só de custeio da máquina pública, mas também da execução de políticas públicas.

A articulação da administração pública com o terceiro setor (constituído por entidades sem fins lucrativos) configura o mais recente movimento de descentralização da ação estatal. Significa dizer que, em um quarto plano, a reforma Administrativa de 1995, incluiu o envolvimento da sociedade civil organizada na prestação de serviços de interesse público, destacadamente por meio das organizações sociais (OS) e as diferentes espécies de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.

O terceiro setor passa então a atuar de forma mais acentuada na implementação de políticas públicas, gerando, a exemplo das organizações de fins lucrativos, emprego e renda, demanda e oferta de produtos e serviços. Movimentando recursos do orçamento público federal da ordem de 15 bilhões em 2017 (Fonte: Mapa das OSC / ipea).

Leia Mais

A gaiola que vem de toneladas de aço: veja como a Mitsubishi cria ônibus soldando uma estrutura capaz de rolar em abismos sem amassar e protege passageiros desde 1950

A gaiola que vem de toneladas de aço: veja como a Mitsubishi cria ônibus soldando uma estrutura capaz de rolar em abismos sem amassar e protege passageiros desde 1950

17 de dezembro de 2025
Créditos: depositphotos.com / Elnur_

Quando o homem deixar de imaginar, a máquina já terá vencido

16 de dezembro de 2025

Para além dos recursos públicos, essas organizações, que em 2020 já somavam 815.676 entidades com cerca de 2,3 milhões de vínculos formais, estão continuamente desenvolvendo a captação de recursos inclusive junto a empresas do setor privado que contam incentivos para aporte de recursos nas atividades de interesse público, desenvolvidas por organizações sem fins lucrativos (Fonte: Mapa das OSC / ipea).

O maior volume de organizações da sociedade civil é fortemente concentrado nas regiões sul e sudeste do Brasil e suas áreas de atuação em implementação de políticas envolvem temas como cultura e recreação, assistência social, desenvolvimento e defesa de direitos, saúde, educação e pesquisa, habitação e defesa do meio ambiente.

No entorno do setor e de tais atividades, já se desenvolvem mercados com organizações que dão suporte à qualificação da mão de obra, ao desenvolvimento da captação de recursos, ao desenvolvimento de tecnologias e soluções digitais e inclusive redes para suporte e qualificação do investimento social privado.  Vale a pena ficar atento às oportunidades derivadas deste cenário!

Para explorar mais sobre o assunto veja:

  • Plataforma Mapa das organizações da Sociedade Civil (OSC);
  • A importância do terceiro setor para o PIB no Brasil e em suas regiões;
  • BISC – Dados completos do investimento social corporativo brasileiro analisados ao longo do ano.

*Sheila Cristina Tolentino Barbosa é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Ipea e Professora efetiva do departamento de Gestão de Políticas Públicas da UnB

O fenômeno na Europa que está redesenhando o mapa da água e trazendo o salmão de volta

A cidade no interior do Brasil que impressiona pessoas do mundo inteiro com seus rios que chegam a 58°C

PGR é acionada para avaliar atuação de Dias Toffoli no caso Banco Master

Homem compra uma montanha inteira, constrói sua casa dentro dela e cria uma fazenda autossuficiente

Com toneladas de talha dourada do século XVII e paredes de pedra, o mosteiro beneditino virou a maior joia do barroco luso-brasileiro no Rio

Tensão geopolítica em foco, Lula de fora e mais: veja os do Fórum de Davos

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.