
O Ibovespa opera misto nesta quinta-feira (18), acompanhando a volatilidade dos índices dos Estados Unidos. Os investidores estão atentos às repercussões sobre as negociações referentes ao teto da dívida norte-americana e à aprovação da urgência do arcabouço fiscal.
Por volta ds 15h15, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 0,30%, cotado a 109.790 pontos.
Indicadores
No Brasil, a taxa de desocupação do país no primeiro trimestre de 2023 foi de 8,8%, aumentando 0,9 ponto percentual (p.p.) ante o quarto trimestre de 2022 (7,9%) e caindo 2,4 p.p. frente ao mesmo trimestre de 2022 (11,1%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao trimestre anterior, a taxa de desocupação aumentou em 16 das 27 Unidades da Federação, mantendo-se estável nas outras 11.
Nos EUA, o Departamento do Trabalho anunciou que os novos pedidos de seguro-desemprego caíram para 242 mil na semana encerrada em 13 de maio. O número ficou abaixo das expectativas do mercado, que esperavam 254 mil solicitações. Na semana anterior, os pedidos somaram 264 mil, conforme dados revisados.
Cenário corporativo
Ânima (ANIM3) – A companhia enviou comunicado ao mercado na noite de quarta-feira (17) e negou que esteja em busca de parceria para estrutura de capital. “A companhia (…) está sempre avaliando oportunidades que possam destravar valor para seus acionistas, aprofundar discussões de estrutura de capital que priorizem a agenda de desalavancagem, com abertura para ouvir e analisar discussões que investidores ou assessores têm a nos propor”, afirmou a companhia.
Light (LIGT3) – A justiça indeferiu os recursos da AZ Quest Altro Master Fundo de Investimentos, da Simplific Pavarini, do Vórtx e do banco Morgan Stanley contra a decisão que autorizou a recuperação judicial da Light. A decisão, feita pelo desembargador José Carlos Paes na 12ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), alega que não é possível analisar os pedidos uma vez que continuam pendentes de julgamento em primeira instância. A Light declarou dívidas de R$ 11 bilhões.