
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta na manhã desta quinta-feira (18), com os investidores acompanhando de perto as discussões sobre a elevação do teto da dívida norte-americana. A expectativa de que um acordo entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e os líderes do Congresso esteja próximo para evitar o calote elevou o otimismo do mercado.
A agenda econômica está fraca hoje, com o destaque sendo para os pedidos iniciais de seguro-desemprego, com consenso rondando 254 mil solicitações. Os investidores também terão dados de vendas de casas usadas.
No Brasil, a agenda está esvaziada, com previsão de dados da Pnad Contínua nesta manhã. Com isso, as atenções voltadas para a aprovação da urgência da proposta do novo arcabouço fiscal, que deve ser levada ao plenário na próxima semana. Além disso, ocorre a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), que não deve abordar a meta de inflação neste momento.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta, seguindo o tom positivo de Wall Street em meio a esperanças de que os Estados Unidos consigam chegar a um acordo sobre o teto de sua dívida nos próximos dias. Joe Biden, também se mostrou confiante de que o atual impasse sobre o teto da dívida será superado antes de embarcar para participar da cúpula do G7 no Japão.
Os mercados europeus operam em alta nesta manhã, conforme as negociações sobre o teto da dívida avançam. O presidente da Câmara norte-americana, Kevin McCarthy, disse que agora existe um “processo melhor” para novas negociações, dizendo que é “possível chegar a um acordo até o final da semana”.
Agenda econômica
- EUA: Balanço de Walmart, antes da abertura do mercado
- Alemanha: Presidente do BCE, Christine Lagarde, participa de evento para marcar o 175° aniversário do Parlamento alemão (6h)
- Reino Unido: Presidente do BoE, Andrew Bailey, e dirigentes do BC britânico testemunham no Comitê Especial do Tesouro (6h15)
- IBGE publica Pnad Contínua Trimestral (9h)
- EUA/Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 13/05 (9h30)
- EUA/NAR: vendas de moradias usadas em abril (11h)
- EUA: Presidente do Fed de Dallas, Lorie Logan, discursa na Associação Bancária do Texas (11h)
- México: BC divulga decisão de política monetária (15h)
- Haddad grava entrevista ao programa noturno Caminhos com Abilio Diniz (16h)
- CMN divulga votos de reunião (18h)