
A Light (LIGT3) informou ao mercado nesta sexta-feira (12) que o conselho de administração aprovou a companhia ajuizar o pedido de recuperação judicial perante a 3ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro.
O pedido foi realizado em caráter de urgência, informou a companhia elétrica em fato relevante. A Light informou ter dívidas no montante de R$ 11 bilhões.
“Conforme previamente informado ao mercado, a Companhia vem, em conjunto com seus assessores financeiros e legais, avaliando alternativas e empreendendo esforços na busca do equacionamento de obrigações financeiras próprias e de outras pelas quais é também coobrigada”, afirmou a Light, no comunicado.
A empresa também disse que entre as alternativas, estão tratativas com “certos credores no âmbito de procedimento de mediação devidamente instaurado e em curso na presente data”.
A companhia afirmou ainda que os desafios oriundos da atual situação econômico-financeira da Light e algumas de suas subsidiárias se mantêm e vêm se agravando. Com isso, a entrada urgente na recuperação judicial tem como objetivo proteger as controladas, “até que seja possível implementar o referido equacionamento do seu endividamento e a readequação da sua estrutura de capital”.
No mês passado, a Justiça deferiu um pedido de “Medida Cautelar” da Light, garantido pelo prazo de 30 dias, a proteção de eventuais decretações de vencimento antecipado ou amortização acelerada de dívidas. A medida impediu que novas decretações nesse sentido e instaurou um procedimento de mediação com as partes requeridas.