
O Ibovespa começou as negociações desta quarta-feira (10) em alta, com os investidores repercutindo os resultados corporativos divulgados na véspera. Além disso, o mercado também reage aos dados da inflação nos Estados Unidos e o indicador de produção industrial no Brasil.
Por volta das 10h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em leve alta de 0,12%, cotado a 107.241 pontos.
Indicadores
Nos Estados Unidos, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA teve uma alta de 0,4% em abril na comparação com março, conforme mostram dados do Departamento do Trabalho. O resultado veio dentro das expectativas do mercado. Nos últimos 12 meses, a inflação no país chegou a 4,9%, abaixo das estimativas de 5,0%.
Além disso, o núcleo do IPC, que exclui a variação dos preços de alimentos e energia, avançou 0,4% em abril, resultado dentro das expectativas do mercado. No acumulado dos últimos 12 meses, o núcleo do IPC ficou em 5,5% em abril, uma leve queda frente ao mês anterior (5,5%) e dentro das projeções (5,5%).
No Brasil, a produção industrial teve alta de 1,1% em março na comparação com fevereiro, na série com ajuste sazonal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com março de 2022, na série sem ajuste sazonal, houve crescimento de 0,9%. Com isso, o acumulado no ano foi de -0,4%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou estável (0,0%).
Além disso, os Barômetros Globais sobem ligeiramente em maio, refletindo o ritmo ainda fraco de atividade econômica mundial na maioria dos países e um otimismo moderado, em parte associado à recuperação gradual da economia chinesa, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Na Europa, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Alemanha apresentou queda para 7,2% em abril na comparação anual, desacelerando em relação ao mês anterior (7,4%), de acordo com o Escritório Federal de Estatísticas alemão. O resultado ficou dentro da estimativa do mercado. Na comparação mensal, a inflação alemã teve variação de +0,84% em abril.
Cenário corporativo
Braskem (BRKM5) – A companhia informou ao mercado que recebeu informações da Novonor, acionista controlador da companhia, nas quais confirmam o recebimento de uma oferta não vinculante da Apollo e da Adnoc. Segundo fato relevante , a Braskem também confirmou que a oferta estabelece o preço de R$ 47,0 por ação. A Novonor informou ainda que a “oferta encontra-se sob sua avaliação e ressalta que não há qualquer decisão, mesmo que preliminar, tomada a seu respeito”.
Embraer (EMBR3) – A fabricante de aeronaves assinou contratos de equity swap de até 19,556 milhões de ações com Santander. De acordo com a companhia, o movimento diz respeito a troca de resultados de fluxos financeiros futuros com liquidação financeira. O equity Swap permitirá à companhia receber a variação de preço relacionado às ações de sua emissão negociadas em bolsa acrescido de quaisquer proventos distribuídos às ações objeto do Equity Swap (ponta ativa) e pagar CDI acrescido de uma taxa (ponta passiva).