
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em leve queda nesta quarta-feira (10), com os investidores em compasso de espera para os dados de inflação. Projetado para ficar estável em abril na base anual, o resultado pode influenciar as apostas para a próxima decisão do Federal Reserve sobre juros, que aponta para uma manutenção da taxa em junho.
Outro ponto de atenção do mercado está para as negociações entre a Casa Branca e o Congresso norte-americano sobre o teto da dívida. O encontro, realizado ontem, não teve grandes avanços para uma solução definitiva.
O presidente da Câmara, o republicano Kevin McCarthy, afirmou que não viu “movimentos novos” nas negociações para o teto da dívida, mas disse que uma nova reunião será feita na próxima sexta-feira (12). Após o mesmo encontro, o presidente Joe Biden deixou claro que o calote não é uma opção.
No Brasil, o principal indicador do dia será a produção industrial, do IBGE. A previsão do mercado é para variação de 0,8% em março na comparação a fevereiro e leve avanço de 0,4% na base anual.
A temporada de balanços segue a todo vapor, com previsão de uma enxurrada de resultados nesta quarta. Após o fechamento do mercado, as companhias Copel (CPLE6), PetroRecôncavo (RECV3), Enauta (ENAT3), Marisa Lojas (AMAR3), Qualicorp (QUAL3), entre outros, divulgarão seus números referentes ao primeiro trimestre de 2023.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta, com investidores mostrando cautela antes de novos dados de inflação dos Estados Unidos, que são fundamentais para a trajetória dos juros americanos nos próximos meses.
Os mercados europeus, por sua vez, operam mistos nesta manhã, com os investidores também no aguardo do IPC norte-americano e como isso poderia afetar a política monetária do Federal Reserve, uma vez que o Banco Central Europeu (BCE) já sinalizou que deve continuar o ciclo de alta dos juros.
Agenda econômica
- EUA: Balanço de First Citizens Bank, antes da abertura do mercado
- Brasil: Balanço de Copel, após o fechamento do mercado
- Japão: Fernando Haddad está no Japão para reunião do G7
- FGV: IGP-M do 1º decêndio de maio (8h)
- BC divulga Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do 2º semestre de 2022 (8h)
- IBGE: Produção industrial de março (9h)
- ABCR/Tendência: Fluxo em estradas pedagiadas de abril (10h)
- EUA/Deptº do Trabalho: CPI de abril e Núcleo do CPI (9h30)
- Diretor de Fiscalização do BC, Paulo Souza, concede coletiva sobre o REF (11h)
- EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 5/5 (11h30)
- Reino Unido: Membro externo do BoE Carolyn Wilkins discursa em simpósio do Fórum Oficial de Instituições Monetárias e Financeiras sobre moedas digitais (13h)
- BC: Fluxo cambial semanal (14h30)
- Galípolo concede entrevista à BandNews (16h40)
- EUA: Diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, recebe prêmio Atlantic Council Distinguished Leadership (20h)
- China/NBS: CPI de abril (22h30)