
Os índices futuros dos Estados Unidos registram alta na manhã desta sexta-feira (5), com os investidores à espera da publicação do principal relatório sobre o mercado de trabalho norte-americano, o payroll. As expectativas do mercado rondam para a criação de 180 mil vagas de trabalho no mês de abril, enquanto as estimativas para a taxa de desemprego são de leve aumento para 3,6%.
Os dados do payroll fornecerão mais pistas sobre como está a saúde da maior economia do mundo. Apesar disso, o número pode ser ofuscado pela disseminação da crise bancária e mais receios de uma potencial recessão nos EUA.
Segundo estrategistas do JP Morgan, a crise bancária nos EUA ampliou a demanda por proteção. Com isso, para uma estratégia de longa duração para a carteira de ativos em um cenário recessivo, ouro e ações de companhias de tecnologia podem ser o refúgio dos investidores.
No Brasil, com a agenda está esvaziada, os investidores irão reagir aos resultados corporativos referentes ao primeiro trimestre deste ano, com destaque para Bradesco (#BBDC4). Além disso, as atenções se voltam para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que dará entrevista ao vivo para a rádio CBN às 8h.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta sexta, após Wall Street acumular perdas pelo quarto dia seguido ontem, devido às tensões no setor bancário dos EUA. Destaque para os dados do setor de serviços da China, que recuou para 56,4 em abril, mas permaneceu acima da marca de 50, que indica crescimento. No Japão e na Coreia do Sul, não houve negócios nesta sexta em razão de feriados.
Os mercados europeus sobem nesta manhã, com os investidores avaliando a trajetória da política monetária da região e analisando uma nova rodada de dados econômicos.
As vendas no varejo da zona do euro caíram 1,2% em março em relação ao mês anterior, de acordo com dados do Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE). O resultado ficou bem abaixo da expectativa do mercado, que previa uma leve queda de 0,1% das vendas no período. Na comparação anual, as vendas do setor varejista do bloco tiveram retração de 3,8%. O Eurostat também revisou os dados de vendas de fevereiro, para queda mensal de 0,2% e baixa anual de 2,4%.
Agenda econômica
- Japão: Feriado do Dia das Crianças deixa mercados fechados
- Coreia do Sul: Feriado do Dia das Crianças deixa mercados fechados
- Zona do euro/Eurostat: Vendas no varejo de março (6h)
- Fernando Haddad concede entrevista à rádio CBN (8h)
- EUA/Dept°. do Trabalho: relatório mensal de empregos (payroll) de março (9h30)
- Mundo: PMI global composto de abril (12h)
- EUA: Presidente do Fed de St.Louis, James Bullard, participa de evento no Clube Econômico de Minnesota (12h45)
- EUA: Diretora do Fed Lisa Cook discursa em evento da Universidade Estadual de Michigan (14h)
- EUA/Baker Hughes: poços de petróleo em operação (14h)
- EUA/Fed: Crédito ao consumidor de março (16h)