
O Ibovespa opera em forte queda nesta terça-feira (2), com os investidores acompanhamento os índices dos Estados Unidos e analisando os indicadores divulgados nesta manhã, enquanto aguardam as decisões de política monetária nos próximos dias.
Por volta das 14h55, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 2,39% cotado a 101.929 pontos.
O mercado está na expectativa da decisão de política monetária do Federal Reserve. Amanhã, o BC norte-americano deve elevar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, mas a atenção dos investidores ficará para o comunicado e as falas do presidente da instituição, Jerome Powell sobre a continuidade, ou não, do ciclo de alta.
Além disso, ocorre o primeiro dia de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve divulgar a manutenção da taxa Selic na quarta em 13,75%.
Indicadores
No Brasil, os economistas elevaram mais uma vez as projeções da inflação em 2023, assim como do crescimento da economia brasileira, conforme mostrou o último levantamento do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. A projeção para o IPCA foi de 6,04% para 6,05%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 5,96%. Esse é a quinta semana consecutiva que há elevação das estimativas para a inflação deste ano. A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, por sua vez, foi para 1,00%, de 0,96% do último levantamento.
Além disso, o Índice Gerente de Compras (PMI) do setor industrial no Brasil passou de 47 pontos em março para 44,3 em abril, sinalizando a deterioração mais acelerada na saúde do setor em três meses, conforme dados divulgados pelo S&P Global.
Na Europa, a inflação da zona do euro voltou a acelerar, para 7,0% em abril na base anual, ante 6,9% em março, conforme mostram dados preliminares da Eurostat. Apesar da aceleração, o resultado ficou dentro das projeções de mercado. Em contrapartida, o núcleo da inflação, sem os componentes mais voláteis de energia e alimentos não processados, desacelerou em abril ante março e ficou em 5,6% na base anual, ligeiramente abaixo da estimativa de estabilidade em 5,7%.
Cenário corporativo
JSL (JSLG3) – A companhia comunicou ao mercado que sua subsidiária, Unitum, concluiu a compra de 100% da IC Transportes, após a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo fato relevante, a JSL adiciona R$ 1,75 bilhão de receita considerando os últimos 12 meses.
Americanas (AMER3) – A varejista anunciou que o diretor executivo da companhia, José Timotheo de Barro, renunciou ao cargo. Ele estava afastado de suas funções e atividades na Americanas e em suas controladas desde 3 de fevereiro deste ano, junto a outros diretores, por conta das “inconsistências contábeis” de R$ 20 bilhões da varejista.