
Os índices futuros dos Estados Unidos registram queda na manhã desta quarta-feira (19), com os investidores no aguardo da divulgação do Livro Bege, que passará mais informações sobre como está a situação econômica norte-americana. Atualmente, as apostas estão para uma elevação de 0,25 ponto percentual pelo Federal Reserve.
Além disso, os resultados trimestrais das companhias também estão no radar do mercado, com destaque para o Morgan Stanley. Na véspera, após o fechamento, o resultado da Netflix decepcionou e chegou a cair mais de 10% no after market. No pré-mercado, os papéis da companhia operam em leve queda.
No Brasil, a agenda de indicadores tem os dados de produção industrial, que devem apresentar leve queda de 0,1% em fevereiro na comparação mensal e contração de 1,9%, na base anual.
No cenário corporativo, por sua vez, o texto do arcabouço fiscal foi oficialmente entregue para o Congresso Nacional. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que pretende aprovar o projeto até o dia 10 de maio. Apesar da empolgação inicial na apresentação em março, a reação do mercado tem sido mista até o momento.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quarta, após uma série de balanços corporativos mistos dos EUA e enquanto investidores ainda digeriam a recuperação desigual da economia chinesa.
Os mercados europeus operam entre perdas e ganhos nesta manhã, com os investidores digerindo os dados da inflação no Reino Unido e na zona do Euro, além dos sinais confusos das autoridades do Federal Reserve, nos Estados Unidos, sobre a trajetória de aumento das taxas de juros.
Agenda econômica
- EUA: Balanços de Morgan Stanley, antes da abertura, e de Tesla, Alcoa e IBM, após o fechamento do mercado
- Zona do euro/Eurostat: CPI final de março e Núcleo da CPI (6h)
- FGV: IGP do 2º decêndio de abril (8h)
- IBGE: Produção industrial de fevereiro (9h)
- Reino Unido: Roberto Campos Neto participa de reunião com investidores, organizada pelo European Economics & Financial Centre (EEFC), em Londres (11h)
- EUA: Secretária do Tesouro, Janet Yellen, faz discurso sobre relação econômica com a China, na Universidade Johns Hopkins (11h15)
- EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 14/04 (11h30)
- BC: Fluxo Cambial semanal (14h30)
- EUA: Fed divulga Livro Bege (15h)
- EUA: Dirigente do BoE Catherine Mann discursa em evento da Brandeis International Business School (18h30)
- EUA: Presidente do Fed de Nova York, John Williams, discursa no evento Money Marketeers, da Universidade de Nova York (20h)
- China: BC chinês informa juros das LPRs de 1 e 5 anos (22h15)