
Na última terça-feira (11), o governo Biden informou que está realizando uma consulta pública em relação às possíveis medidas de responsabilização para sistemas de inteligência artificial (IA). Visto que surgem dúvidas sobre seu impacto na segurança nacional e na educação.
Em suma, a chegada do ChatGPT chamou atenção do público, principalmente por sua capacidade de escrever respostas rapidamente para uma ampla gama de perguntas. Desse modo, atraiu a atenção dos parlamentares norte-americanos, tendo em vista que o se tornou o aplicativo com maior crescimento na história, com mais de 100 milhões de usuários ativos mensais.
Nesse sentido, a Administração Nacional de Telecomunicações e Informações (NTIA), uma agência do Departamento de Comércio que assessora a Casa Branca em políticas para o setor, quer mais informações da plataforma. Isso porque, há um “crescente interesse regulatório” em um “mecanismo de responsabilização” da inteligência artificial.
Sendo assim, a agência deseja saber se há medidas que poderiam ser implementadas para fornecer garantia “de que os sistemas de inteligência artificial são legais, eficazes, éticos, seguros e confiáveis”.