
Os índices futuros dos Estados Unidos operam com alta nesta quarta-feira (12), uma vez que os investidores estão à espera da divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). O consenso do mercado projeta uma alta de 0,2% em março em relação ao mês anterior e alta de 5,2% na base anual. O resultado irá ajudar a calibrar as apostas para a próxima decisão do Federal Reserve.
Além disso, o mercado também ficará atento à ata da última reunião do Fomc, que será divulgada nesta tarde. O documento também oferecerá mais pistas sobre a mentalidade por trás da alta de 0,25 ponto percentual do BC norte-americano, após a potencial crise bancária desencadeada pela falência do Silicon Valley Bank
No Brasil, o humor do mercado poderá ser definido com a divulgação da inflação dos EUA e continuar o rally realizado no Ibovespa ontem. O principal índice da bolsa brasileira disparou 4,29% e recuperou os 106 mil pontos, impulsionado pelo IPCA abaixo do esperado.
Outro ponto que favoreceu o otimismo do mercado foi a confirmação de que a proposta do novo arcabouço fiscal será enviada ao Congresso na próxima semana, após o envio da PLDO de 2024 na sexta-feira (14). Segundo a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, os ministérios do Planejamento e da Fazenda aproveitarão o fim de semana para fazer os ajustes finais no texto.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quarta, com investidores à espera de novos dados de inflação dos Estados Unidos que deverão ajudar a determinar a trajetória dos juros do país. O índice Hang Seng, de Hong Kong, foi a exceção, pressionado por ações de tecnologia.
Os mercados europeus, por sua vez, operam em alta nesta manhã, com os investidores também aguardando o principal dado de inflação dos Estados Unidos, que será divulgado às 9h30.
Agenda econômica
- China: Viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comitiva
- FGV: IGP-M do 1º decêndio de abril (8h)
- CNI divulga informe conjuntural (8h30)
- IBGE: Vendas no varejo em janeiro (9h)
- Espanha: Vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, participa de evento organizado pela Associação para o Avanço da Gestão (9h30)
- EUA/Deptº do Trabalho: Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de março (9h30)
- EUA: Roberto Campos Neto tem reunião com investidores organizada pela XP Investimentos, em Washington, fechada à imprensa (10h)
- EUA: Presidente do BoE, Andrew Bailey, e dirigente do BCE, Pablo Hernández de Cos, participam de evento virtual do IIF (10h)
- EUA: Presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, participa de evento sobre economia rural (10h)
- Canadá: BC divulga decisão monetária (11h)
- EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 07/04 (11h30)
- EUA: Presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, discursa na Câmara Municipal de Salt Lake (13h)
- BC: Fluxo cambial semanal (14h30)
- EUA: Fed divulga ata referente à mais recente reunião de política monetária (15h)