
Os índices futuros dos Estados Unidos operam estáveis nesta segunda-feira (10), com os investidores reagindo aos dados do relatório de emprego, o payroll, e à espera da divulgação de dados de inflação, previsto para a próxima quarta-feira (12). A expectativa para o IPC é de 5,2% nos últimos 12 meses, ante 6,0% registrado no mês anterior.
A temporada de balanços também já começará nesta semana nos EUA. Na próxima sexta-feira, os grandes bancos JP Morgan Chase, Wells Fargo e Citigroup divulgarão seus resultados trimestrais na sexta-feira (14).
Na Europa, as bolsas seguem fechadas nesta segunda devido ao feriado de Páscoa.
No Brasil, a expectativa do mercado fica para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, principal dado de inflação local. As projeções indicam que o indicador alcance 4,70% nos últimos 12 meses.
No cenário político, o terceiro mandato do presidente Lula completa 100 dias sem a aprovação de importantes projetos, e com o novo arcabouço fiscal prestes a ser encaminhado ao Congresso. Apesar disso, é possível que o texto seja entregue apenas após a viagem do governo à China, prevista para esta semana.
Ásia
As bolsas asiáticas fecharam entre perdas e ganhos nesta segunda, enquanto investidores digeriam o último relatório de empregos dos Estados Unidos que sinalizou firmeza no mercado de trabalho do país. A bolsa de Hong Kong não operou hoje devido ao feriado de Páscoa.
Agenda econômica
- Bolsas da Europa não operam hoje por causa do feriado estendido de Páscoa
- FGV: IPC-S da 1ª quadrissemana de abril (8h)
- FGV: IGP-DI de março (8h)
- Boletim Focus (8h25)
- Lula se reúne com ministros no Palácio do Planalto para tratar dos 100 primeiros dias de governo, completados nesta 2ªF (10h)
- Começam hoje as reuniões de primavera do FMI e do Banco Mundial. Os encontros vão até domingo
- CPI e PPI de março na China (22h30)