
O Bureau of Labor Statistics divulgou nesta sexta-feira (7) o relatório de empregos, o payroll, e mostrou a criação de 236 mil empregos não agrícolas em março, ficando um pouco abaixo das estimativas do mercado, que rondavam em 239 mil.
Segundo a instituição, o emprego continuou a crescer em lazer e hotelaria, governo, e serviços empresariais e cuidados de saúde. Em fevereiro, a criação de empregos foi revisada para 326 mil.
Além disso, a taxa de desemprego caiu para 3,5%, também abaixo das projeções do mercado, que esperavam estabilidade de 3,6%.
Em março, os ganhos médios por hora de todos os funcionários em folhas de pagamento privadas não agrícolas aumentaram 9 cents de dólar, ou 0,3%, para US$ 33,18. Nos últimos 12 meses, os ganhos médios por hora aumentaram 4,2%.
No terceiro mês de 2023, os rendimentos médios por hora da produção do setor privado e funcionários não supervisores aumentaram 9 cents de dólar, ou 0,3%, para US$ 28,50.
A divulgação do relatório de emprego norte-americano foi bem recebido pelos investidores. Os índices futuros em Wall Street operavam ligeiramente no negativo e apresentaram uma leve melhora logo após a divulgação.
Para a taxa de juros, por sua vez, o mercado passou a contratar uma nova alta na próxima reunião do Federal Reserve. Por volta das 9h50 desta sexta, os investidores colocavam 67,4% de probabilidade em uma elevação de 0,25 ponto percentual, contra 32,6% para a manutenção da taxa.
Minutos antes da divulgação, o mercado estava dividido (51,5% para subir 0,25 p.p. e 48,5% para seguir com a taxa por volta das 9h25).