A inflação dos EUA é medida pelo CPI (índice de preços ao consumidor, na sigla em inglês), que é calculado pelo Departamento de Trabalho norte-americano. O CPI mede a variação dos preços dos bens e serviços de uma cesta de consumo, comparados mês a mês. É a média ponderada de mais ou menos 80 mil ativos, separados em 8 grupos principais.
São eles:
– Alimentos e bebidas
– Habitação
-Vestuário
-Transporte
-Assistência médica
-Recreação
-Educação e comunicação
-Outros bens e serviços
“Destes 8 grupos, derivam mais de 200 categorias e dessa forma podemos ter uma visão mais clara de como está o aumento de preços na economia como um todo”, aponta a equipe da corretora digital Avenue, com sede nos EUA.
Os especialistas destacam que assim como no Brasil, o governo dos EUA também tem uma meta de inflação anual, que precisa ser levada em consideração nas decisões de política monetária que serão tomadas.
“Se a inflação começa a subir e fica acima da meta, a tendência do governo é subir os juros para controlar essa alta de preços”, explicam.
A explicação para isso é a seguinte: quando o governo sobe os juros, o custo do dinheiro aumenta, fazendo com que as pessoas reduzam o consumo e aumentem os investimentos. “Com as pessoas consumindo menos, a tendência é que haja uma redução no aumento generalizado dos preços e menos inflação à frente. “Este é um ciclo que se repete de tempos em tempos”, afirma a equipe da corretora.
Mas como isso impacta nos seus investimentos?
De uma maneira resumida, com a taxa de juros mais elevada, os investimentos em renda fixa costumam ficar mais atrativos, pois eles tendem a pagar retornos mais elevados.
É isso que tem acontecido atualmente nos EUA: títulos de renda fixa, conhecidos como Bonds, estão pagando taxas bastante elevadas para o padrão norte-americano, fazendo com que muitos investidores – incluindo brasileiros – priorizem estes títulos no portfólio.
Já em momentos de juros baixos, quem costuma se beneficiar é o mercado acionário. “Com a economia mais aquecida, as empresas tendem a ter resultados melhores, já que o volume de vendas de produtos e serviços tende a ser maior. Consequentemente, seus lucros também aumentam”, destaca a Avenue.
Quer lucrar com aplicações nos Estados Unidos? Abra agora mesmo sua conta na Avenue