A inflação nos EUA segue elevada e continua bem acima da meta. Na sua última leitura, o CPI (índice de preços ao consumidor, na sigla em inglês) registrou inflação anual 6% em fevereiro, uma variação de 0,4% em relação ao mês anterior.
Outro indicador que vem sendo acompanhado com muita atenção pelos investidores é o payroll, que mede a quantidade de postos de trabalho não agrícolas criados pelos Estados Unidos.
Na última divulgação do Departamento de Trabalho dos EUA (Boureal of Labor Statistics), o payroll mostrou que os Estados Unidos criaram 311 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês de fevereiro, número que ficou acima esperado pelo mercado, que era em torno de 205 mil vagas.
Já a taxa de desemprego foi de 3,6%% no segundo mês do ano.
Segundo economistas, esses números do mercado de trabalho podem ter impacto na temida inflação. Mas como isso acontece?
A equipe da corretora digital Avenue, com sede nos EUA, aponta que tanto o payroll quanto a taxa de desemprego nos dão uma boa ideia se a economia está ou não aquecida.
“Quanto mais postos de trabalho são criados e menor a taxa de desemprego, mais aquecida está a economia, o que significa que as empresas estão a todo vapor, contratando mais funcionários”, explica a corretora.
Então, a lógica é a seguinte: se o mercado de trabalho está mais aquecido, mais as empresas estão produzindo e mais as pessoas também consomem em maior quantidade.
“Se o consumo está maior, as empresas tendem a aumentar o preço dos produtos e serviços, o que se traduz em um aumento generalizado de preços. Ou seja, a inflação fica mais elevada”, explica a Avenue.
Para tentar conter o avanço da inflação, o banco central precisa subir os juros. E é exatamente isso que o Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) está fazendo.
A autoridade monetária norte-americana subiu os juros do país em 0,25 ponto percentual na última reunião, para o intervalo entre 4,75% e 5% ao ano, no maior nível desde 2007.
Invista em ativos dos EUA e aproveite os juros mais altos no país! Abra sua conta na Avenue.