
De acordo com a pesquisa do escritório de advocacia imigratória AG Immigration, com sede em Washington, o Brasil é o terceiro país no ranking dos que mais receberam vistos americanos em 2022. Segundo o levantamento, no ano passado, foram 815.842 emissões de 80 tipos diferentes de permissões, alta de 618,8% em relação ao registrado em 2021, que foi um total de 113.505 emissões.
Com esses números, os brasileiros ficam atrás apenas de mexicanos, com 1,9 milhão de vistos aprovados em 2022, e da China, com 1 milhão de emissões, mas à frente da Argentina, quarta colocada, com 259 mil vistos recebidos.
Vale destacar que esse levantamento foi realizado levando como base os dados oficiais do Departamento de Estado americano, de janeiro a dezembro de 2022.
Portanto, especificando ainda mais dos dados levantados, a pesquisa aponta que o Consulado dos EUA em São Paulo foi o terceiro posto diplomático que mais emitiu vistos em todo o mundo, atrás somente do de Monterrey e da embaixada da Cidade do México.
Mais detalhes mostram que a grande maioria desses vistos são do tipo B1/B2, que são usados para viagens de negócios e turismo nos EUA. Eles são o equivalente a 91,76% de todos os vistos emitidos a brasileiros no ano passado, cerca de 748,5 mil permissões. Essa é a maior quantidade de vistos B1/B2 emitidos para brasileiros desde 2015, quando mais de 873 mil autorizações de entrada desse tipo foram expedidas pelos órgãos consulares.
Na lista de vistos americanos mais concedidos a brasileiros, a segunda e a terceira colocações são ocupadas por dois vistos de estudo e intercâmbio: o J-1 (13,1 mil emissões) e o F-1 (8,8 mil), respectivamente. Enquanto o primeiro registrou alta de 96% sobre o ano anterior, o segundo, por sua vez, caiu 10% no mesmo período.