
O Ibovespa começou as negociações desta quinta-feira (23) em alta, mas virou o sinal pela manhã com os investidores reagindo às decisões do Federal Reserve e do Copom.
Por volta das 14h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 1,58%, cotado a 98.635 pontos. Às 11h23, o Ibovespa perdeu o patamar dos 100 mil pontos pela primeira vez desde julho do ano passado.
O comunicado oficial do Fed apresentou um discurso considerado mais dovish, uma vez que o BC norte-americano substituiu o trecho “aumentos contínuos” para “algum aumento adicional”. Porém, os comentários mais hawkish do presidente do Fed, Jerome Powell, derrubaram as bolsas.
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu pela manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano. A surpresa veio com o comunicado, que falou sobre a deterioração das expectativas de inflação para este ano e os próximos, além de reiterar que pode retomar o ciclo de alta caso a inflação não desacelere como o esperado.
Indicadores
Nos EUA, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (23) que os novos pedidos de seguro-desemprego caíram para 191 mil na semana encerrada em 17 de março. O número ficou abaixo das expectativas do mercado, que esperavam 197 mil solicitações. Na semana anterior, os pedidos somaram 192 mil, conforme dados revisados.
No Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de março de 2023 subiu 0,71% e acumula alta de 4,00% nos últimos 12 meses, conforme reportou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesta apuração, três das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação.
Cenário corporativo
Americanas (AMER3) – A varejista divulgou o relatório do plano de recuperação judicial, sem as partes consideradas sigilosas. A companhia informou que de janeiro, quando divulgou as “inconsistências contábeis” de R$ 20 bilhões, a fevereiro foram fechadas 17 das 1.863 lojas da empresa.
Minerva (BEEF3) – O frigorífico comunicou que a autoridade chinesa General Administration of Customs of the People’s Republic of China (GACC) notificou a retomada irrestrita das exportações de carne bovina do Brasil para a China. Com isso, a companhia informou a retomada das operações de abate e produção de carne bovina, dedicada ao mercado chinês, com início imediato.
Lojas Marisa (AMAR3) – A empresa informou a assinatura de um acordo para a venda de parte dos direitos creditórios de natureza fiscal a fundos de investimentos geridos pela Quadra Gestão de Recursos, pelo preço upfront de R$ 100,1 milhões, com mais um adicional sujeito à confirmação de determinadas métricas.