
Nesta quinta-feira (23), a Marisa (AMAR3) comunicou ao mercado a realização do acordo para a venda de parte de seus direitos creditórios de natureza fiscal pelo preço upfront de R$ 100,1 milhões para a gestora Quadra Gestão de Recursos.
Vale destacar que esta operação acontece em meio a um processo de reestruturação da companhia.
Em fevereiro, a companhia anunciou a pretensão de renegociar seu passivo com bancos credores, para tentar reescalonar dívidas de cerca de R$ 600 milhões, na esteira da crise de varejo aberta pela Americanas, que entrou com pedido de recuperação judicial em janeiro.
Ainda em fevereiro, a Marisa informou a contratação da BR Partners para assessorá-la no processo de renegociação de seu endividamento financeiro e a Galeazzi Associados para apoiá-la no aperfeiçoamento da estrutura de custos.
No comunicado desta quinta-feira (23), a varejista destacou que, desde o início do ano e nas diversas frentes de negociação. “Temos procurado superar a crise atual e fortalecer os pilares econômicos que nos permitirão. Não apenas alcançar um aprimoramento efetivo do nosso modelo de negócios, mas, ao mesmo tempo, iniciar o ajuste da estrutura de capital da companhia”.
A Marisa aponta que tais direitos creditórios são oriundos de processo judicial finalizado referente a incidência de ICMS na base de cálculo de PIS e COFINS. A consumação da operação está condicionada ao cumprimento de determinadas condições usuais, incluindo a conclusão de due diligence pela Compradora e a assinatura dos documentos definitivos, entre outras. A BR Partners atua como assessora estratégica e o Lefosse Advogados como assessor jurídico da Companhia.
A varejista afirmou manterá seus acionistas e o mercado em geral informados sobre os temas objeto do presente fato relevante, além de outros eventos relevantes resultantes destes trabalhos.