
As bolsas europeias operam em alta nesta quinta-feira (16), recuperando parte das perdas registradas na véspera devido ao temor provocado pelo Credit Suisse, que levantou a possibilidade de uma crise financeira global, principalmente após a falência do Silicon Valley Bank (SVB). Apesar disso, o banco central da Suíça já anunciou que liberará crédito, e o Credit Suisse também comunicou a intenção de pegar até 50 bilhões de francos (ou cerca de R$ 284,6 bilhões.
Outro importante destaque na atenção do mercado será para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Após a situação gerada ontem, surgiram dúvidas se o BCE cumprirá o compromisso contratado de elevar a taxa em 50 pontos-base. A presidente da instituição, Christine Lagarde, falará com a imprensa depois que a decisão for divulgada.
Nos Estados Unidos, por exemplo, as probabilidades variam conforme as notícias surgem, porém as apostas estão para uma elevação de 25 pb na semana que vem. Os índices futuros norte-americanos operam mistos, uma vez que o mercado busca mais informações para saber se os últimos acontecimentos desencadearão uma crise financeira ou um caso isolado.
No Brasil, os ativos sentiram o baque do caso Credit Suisse e chegaram a operar em queda superior a 2% na véspera, mas acabaram encerrando em baixa de 0,25%. Sem muitas novidades sobre o novo arcabouço fiscal, o mercado local deve acompanhar o humor internacional das próximas horas.
Os balanços corporativos continuam sendo divulgados aos poucos no país. Após o fechamento do mercado, as companhias Cemig (CMIG4), CPFL Energia (CPFE3), Cyrela (CYRE3), EzTec (EZTC3), Fleury (FLRY3), entre outros, anunciarão seus números.
Ásia
O mercado asiático encerrou a quinta com perdas leves após as turbulências causadas pela quebra do banco norte-americano Silicon Valley Bank (SVB) e temores de uma nova crise no sistema bancário global por conta de notícias negativas sobre o suíço Credit Suisse.
Agenda econômica
- Petrobras: Comitê de Pessoas analisa indicações da União ao conselho de administração
- Ex-presidente da Americanas Miguel Gutierrez depõe na CVM
- Balanços após o fechamento: Cemig, CPFL Energia, Cyrela, EcoRodovias, Energisa, EzTec e Fleury
- FGV divulga a prévia do IPC-S de março (8h)
- FGV informa o IGP-10 de março (8h)
- EUA: Construções de moradias iniciadas em fevereiro (9h30)
- EUA: Pedidos semanais de auxílio-desemprego (9h30)
- Lula participa da posse do novo diretor-geral de Itaipu, Enio Verri, em Foz do Iguaçu (10h)
- Zona do euro: BCE divulga decisão de política monetária (10h15)
- Presidente do BCE, Christine Lagarde, dá coletiva (10h45)
- EUA: Secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, testemunha no comitê do Senado sobre orçamento de 2024 (11h)
- Tesouro faz leilão de NTN-F para 1º/1/2029 e 1º/1/2033 e de LTN para 1º/4/2024, 1º/4/2025 e 1º/7/2026 (11h)
- BC oferta até 16 mil contratos de swap (US$ 800 milhões) em rolagem (11h30)
- Lula tem reunião com presidente do Paraguai, Mario Abdo (11h30)