
O Ibovespa regista alta no pregão desta terça-feira (14), acompanhamento o bom humor do mercado nos Estados Unidos após os dados de inflação do país mostrarem desaceleração, conforme o esperado.
Por volta das 14h10, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 0,20%, cotado a 103.323 pontos.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA teve uma alta de 0,4% em fevereiro na comparação com janeiro, conforme mostraram dados do Departamento do Trabalho. O resultado veio de acordo com as expectativas do mercado. Nos últimos 12 meses, a inflação no país chegou a 6,0%, também dentro das estimativas.
O mercado continua atento ao caso do Silicon Valley Bank (SVB), que fez os agentes do mercado mudarem a expectativa sobre as taxas, com a possibilidade do BC norte-americano manter os juros como estão hoje.
A situação gerada pelo SVB está servindo de aposta para que o Banco Central do Brasil já pense em iniciar os cortes na taxa Selic.
No cenário político, o destaque no mercado local é a proposta para o novo arcabouço fiscal do país. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se encontra com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, hoje para apresentar a proposta. Nos próximos dias o texto ainda deverá passar pelas mãos do presidente Lula.