
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta segunda-feira (13), uma vez que os investidores reagem positivamente às ações anunciadas pelo governo para mitigar os efeitos da quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e evitar uma crise ainda maior.
Um comunicado conjunto do FDIC, Departamento do Tesouro, Federal Reserve disse que todos os depositantes do SVB terão acesso ao seu dinheiro a partir de hoje. Isso também inclui os correntistas do Signature, banco de Nova York cuja falência foi anunciada dois dias após o SVB.
Apesar disso, as ações de bancos nos EUA e na Europa registram fortes quedas devido ao contágio do SVB. Os mercados europeus, por sua vez, sentem as baixas hoje, com o STOXX 600 caindo forte.
No Brasil, a atenção será direcionada para as notícias sobre o novo arcabouço fiscal. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar o texto ao presidente Lula nesta semana. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que o projeto que será apresentado irá agradar a todos, incluindo o mercado.
A agenda econômica será mais fraca por aqui, com destaques para o IGP-10 da Fundação Getulio Vargas (FGV), o IBC-Br do Banco Central e a taxa de desemprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, a temporada de balanços segue firme por aqui, e as companhias Eletrobras (ELET3), Braskem (BRKM5), CVC Brasil (CVCB3), entre outras, divulgarão seus números nesta semana.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta segunda, após reguladores nos Estados Unidos se mobilizarem no fim de semana para conter os impactos da falência do banco americano Silicon Valley Bank (SVB).
Na Europa, por sua vez, as bolsas caem forte hoje, com os investidores globais focados nas consequências do colapso do SVB. A queda nas ações ocorre apesar das notícias de que o HSBC concordou em comprar o braço britânico do problemático credor focado em startups de tecnologia dos EUA por uma libra. Os depósitos dos clientes serão protegidos como parte do negócio.
Agenda econômica
- Campos Neto (BC) participa de reunião bimestral de presidentes de BCs, promovida pelo BIS, na Basileia (Suíça).
- Balanços: Natura, Inter e Direcional vêm após o fechamento
- Zona do euro: Reunião do Eurogrupo
- BC divulga pesquisa Focus (8h25)
- Haddad participa da live “E agora Brasil?” sobre a reforma tributária (10h)
- Haddad encontra-se com a Frente Nacional de Prefeitos para discutir a reforma tributária (14h)