
O principal índice da B3 opera em queda nesta quarta-feira (1), na contramão do mercado internacional, uma vez que as ações da Petrobras (PETR3; PETR4) e de petroleiras, além dos papéis dos bancos, impulsionam a baixa de hoje.
Às 13h25, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 1,51%, cotado a 103.349 pontos.
A Petrobras (#PETR3; #PETR4) informou nesta quarta, via fato relevante, que o Ministério de Minas e Energia (MME) enviou ofício à empresa solicitando retificação das indicações dos candidatos que irão compor a chapa da União Federal para o conselho de administração da companhia.
Em substituição ao Sr. Wagner Granja Victer, o acionista controlador está indicando o Sr. Bruno Moretti. A escolha dos novos membros do conselho será feita na próxima Assembleia Geral de Acionistas.
O Índice de Gerente de Compras manufatureiro chinês atingiu o maior patamar desde abril de 2012, para 52,6 em fevereiro, enquanto o não manufatureiro subiu para 56,3 no mesmo período.
No Brasil, o PMI do setor industrial passou de 47,5 pontos em janeiro para 49,2 em fevereiro, indicando que a taxa de redução foi mais lenta neste período, conforme divulgou o S&P Global.
“Uma deterioração sustentada da demanda levou as empresas a reduzir o número de funcionários, diminuir os níveis de compras e esgotar os estoques de insumos. Enquanto isso, apesar de ter caído ainda mais, a expectativa dos negócios permaneceu positiva e forte pelos padrões históricos”, destacou o relatório.
Entre os destaques corporativos, a Hapvida (HAPV3) registrou prejuízo líquido consolidado de R$ 316,7 milhões no quarto trimestre de 2022, revertendo o lucro de R$ 200,2 milhões reportado no mesmo período de 2021. Com isso, as ações da companhia despencam cerca de 20% e lideram as perdas do Ibovespa hoje.